Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um dia antes de o CEO da Apple, Tim Cook, tomar posição na sexta-feira na disputa judicial entre a fabricante do iPhone e a Epic Games sobre as comissões cada vez mais polêmicas da App Store, a Apple lançou um novo anúncio como parte de sua “Privacidade. Essa é a campanha publicitária do iPhone”. Neste ponto específico, que você confere a seguir, acompanhamos um cara fazendo sua rotina diária, e em cada “cena” ele usa um aplicativo comum que facilita de tudo, desde um pedido de cafeteria até uma corrida de táxi. Conforme o anúncio avança, mais e mais pessoas acabam se espremendo ao lado e ao redor dele, rastejando sobre ele e espionando o que ele está fazendo, até que, uma por uma, ele usa o recurso App Tracking Transparency da Apple para apagar todos eles da existência, Estilo de aperto de dedo de Thanos.

TECNOLOGIA 5G, REVOLUCIONANDO A ÁREA IMOBILIÁRIA!

Cada intrometido desaparece contra o pano de fundo de uma trilha sonora pós-punk tocando ao fundo, cortesia da banda inglesa Delta 5 – a vocalista da qual canta letras muito apropriadas, como: “Posso provar o seu sorvete? Posso lamber as migalhas da sua mesa? Posso interferir na sua crise? Não, cuide da sua vida!”

Conforme observado, o lançamento deste anúncio vem um dia antes de Cook ser jurado na manhã de sexta-feira para testemunhar como parte do processo judicial federal iniciado contra a Apple no ano passado pela Epic Games, fabricante do popular jogo, Fortnite, que é alegando amplamente que a Apple se envolve em comportamento monopolista por meio de suas regras para desenvolvedores como a Epic.

O depoimento de Cook culminará no final da terceira semana de testemunhos, que também ocorre quando executivos de desenvolvedores não relacionados de aplicativos populares para iOS – como o Spotify – usaram a oportunidade do teste para atacar a Apple, relembrando o que se tornaram críticas de longa data do fabricante do iPhone, especialmente durante a era Cook. Ou seja, que as regras da App Store da empresa, incluindo a comissão que os desenvolvedores devem pagar, são muito onerosas e que a Apple é supostamente monopolística no limite do controle que exerce sobre o que é ou não permitido fazer parte do ecossistema de produtos e conteúdo da Apple.

O recurso de transparência de rastreamento de aplicativos no centro do anúncio recém-lançado é um bom exemplo dessa dinâmica. Se você perguntasse ao Facebook, a maior rede social do mundo pode achar que a Apple está sendo um pouco agressiva aqui e está usando seu poder e tamanho para tirar vantagem do Facebook. Da perspectiva da Apple, este anúncio é uma espécie de declaração de missão disfarçada de anúncio comercial do maior produto da empresa – é como se a empresa prometesse “seus segredos estão seguros conosco”, o que é um benefício que a Apple está vendendo tanto quanto são todos os sinos e assobios que os usuários podem desfrutar em iPhones, iPads e outros gadgets da empresa.

Apesar da veracidade dessa declaração, a mensagem de que a Apple é uma empresa em que você pode confiar no front da privacidade certamente está ressoando com os consumidores. Se não fosse, o CEO do Goldman Sachs, por exemplo, não teria sido capaz de declarar com segurança que o Apple Card teve o lançamento de cartão de crédito mais bem-sucedido de todos os tempos (Goldman é o parceiro financeiro da Apple que impulsiona o produto de cartão de crédito ainda relativamente novo do fabricante do iPhone) Sério, quem em sã consciência confiaria em um cartão de crédito garantido pelo Facebook? E isso, a propósito, vem de alguém que gosta muito de muitos dos produtos do gigante das redes sociais, incluindo coisas como o Facebook Messenger e meu fone de ouvido Oculus Quest 2.

Eu não sei sobre você, mas estou muito ansioso para ver o que Cook pode ter a dizer sobre a transparência do rastreamento de aplicativos, e quão amplamente ela está ressoando com os usuários, talvez em seus comentários de abertura durante a WWDC 2021, um pouco mais de duas semanas após agora.

Fonte: bgr

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!