Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Esperava-se que a GeForce RTX 3080 fosse a melhor e mais recente placa de vídeo do consumidor da NVIDIA. Ou seja, de modo que foi rapidamente pega por bots quando foi lançada. Os consumidores que rapidamente conseguiram um, entretanto, podem agora estar lamentando a pressa. Relatórios sobre a placa travando sob várias condições e cargas pesadas estão inundando a Internet. Além disso, alguns especialistas em tecnologia e um fabricante de placa de vídeo pesaram sobre o que poderia ser a causa deste infeliz mistério.

Games VR: os melhores jogos para 2020!

Como qualquer peça eletrônica, as placas gráficas usam capacitores e um conjunto deles é empregado para regular a tensão que passa pela placa. Além disso, quando os capacitores não conseguem filtrar adequadamente o lixo de alta frequência, as placas de vídeo tendem a se tornar instáveis ??e falhar. É provavelmente por isso que o denominador comum entre os relatórios é aumentar o clock da GPU para 2 GHz ou mais.

NVIDIA descobre motivos de Instabilidade na placa GeForce RTX 3080

O LAB da igor investigou várias placas RTX 3080, bem como as especificações da NVIDIA, e teorizou que o tipo e a combinação de capacitores usados ??para esta finalidade podem ser a causa da instabilidade. A especificação da NVIDIA permite que dois tipos de capacitores sejam usados, POSCAPs de área grande e mais baratos e MLCCs menores e mais caros. Não é novidade que diferentes fabricantes, incluindo a NVIDIA, usaram diferentes combinações deles.

A combinação mais instável é nenhuma combinação, usando POSCAPs para todos os seis “slots” do capacitor. Mesmo um slot usando MLCCs, que têm que agrupar 10 em um pacote, seria o suficiente para estabilizar a placa como no caso de um MSI Gaming X Trio. A placa Founders Edition da própria NVIDIA usava dois blocos, mas o melhor de todos é provavelmente o TUF RTX 3080 da ASUS, que usa apenas MLCCs.

A investigação de forma alguma descarta POSCAPs inteiramente, apenas isso pode não ser suficiente por si só para lidar com as cargas mais altas do GeForce RTX 3080. Infelizmente, como esses problemas estão nos níveis mais profundos do hardware, aqueles que já compraram as placas afetadas não têm praticamente nenhum recurso a não ser bloquear suas placas para frequências de clock mais baixas e estáveis.

Fonte: SlashGear

NVIDIA descobre motivos de Instabilidade na placa GeForce RTX 3080. O que você achou disso? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.