Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ serão vendidos na Microsoft Store com uma personalização especial. Foi isso mesmo que você leu. A Samsung venderá seus telefones com Android dentro da Microsoft Store.

Realmente é algo que soa bem estranho… a Microsoft vendendo aparelhos com Android dentro de sua própria loja virtual? mas, saiba que o segredo de coisas assim vai muito mais além do que sistemas operacionais.

A versão dos smartphones da Samsung que serão vendidos na Microsoft virão com uma personalização especial que foi desenvolvida por intermédio de uma parceria entre a Microsoft e a Samsung. Eles estão sendo chamados de “Samsung Galaxy S8 e S8+ Microsoft Edition”. Essa personalização consiste na priorização dos aplicativos da Microsoft em detrimento aos do Google. Veja o exemplo abaixo postado por Zac Bowden do Windows Central.

Podemos observar que quase tudo na Home é da Microsoft, como Cortana, Outlook, Bing, Groove Music, todos aplicativos e serviços da Microsoft. Só o Chrome tá de bobeira ali, tendo em vista que o Microsoft Edge ainda não possui uma versão para o Android.

Se a ideia da Microsoft é ser uma empresa focada em fornecer serviços e soluções de produtividade que visam facilitar a vida das pessoas e torná-las mais produtivas, não importa onde (qual S.O. pra ser mais exaro) eles estão, o que importa é que as pessoas usem seus softwares e soluções, e que isso gere lucro.

Com o lançamento dos novos Galaxy S8 isso ficou ainda mais evidente, haja vista que a suíte Office já começou a ser otimizada para funcionar no novo Samsung DeX, que supostamente é um concorrente do o Modo Continuum do Windows 10. Supostamente porque pelo visto a Microsoft não está preocupada com isso, pois, acreditamos que ela quer é que as pessoas usem o Office, o OneDrive, ou Outlook, o Bing, o Groove, seja no Android, no iOS, no Tizen, no Cyanogen ou mesmo no próprio Windows, contanto que elas os usem.

Do outro temos a Samsung. Qual o interesse da Samsung em vender seus novos aparelhos dentro da Microsoft Store? Isso não seria meio que uma traição a seu parceiro, o Google? São apenas negócios, até porque o Android que os Galaxys rodam passam longe de ser o Android da Google. O mais próximo que eles chegam do Android da Google é porque acessam a mesma loja, a Play Store.

Além disso, vários executivos da coreana já falaram inúmeras vezes que um dia o Tizen pode substituir o Android em todo e qualquer smartphone da Samsung. Para quem não sabe, o Tizen é um sistema operacional proprietário da Samsung, mas que também foi baseado no Android original, tal como o Cyanogen, por exemplo. Atualmente o Tizen está em expansão, e também funciona em dispositivos IoT (internet das coisas). Então, pode ser que um dia o Tizen esteja nas suas mãos e sem dúvida a Samsung vai querer que aplicativos como o Skype, Outlook, OneDrive, Bing, Cortana e outros estejam a disposição, e como a Samsung já viu que com exceção do iOS da Apple, a Google não gosta muito de distribuir suas aplicações mundo a fora.

De fato a Samsung e a Microsoft parecem der deixados as brigas judicias de lado para lucrar juntas com suas inovações tecnológicos. No final, todos sairão ganhando.

Os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ com a personalização da Microsoft estarão disponíveis para compra na Microsoft Store online a partir do dia 21 de abril.

Fonte: MSPoweruser