Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft compartilhou poucos números de uso desde que adquiriu o Skype por US $ 8,5 bilhões em outubro de 2011. Os usuários ativos mensais do Skype, por exemplo, não são atualizados desde agosto de 2015, deixando o número oficial em 300 milhões por anos. Mas o corona vírus abalou o espaço de comunicação para todos, até para o Skype. Com o uso explodindo devido ao COVID-19 e trabalhando com políticas domésticas, a empresa estava ansiosa para falar do Skype, junto com o Microsoft Teams, seu aplicativo de negócios que mais cresce. A Microsoft agora confirmou planos de investir no Skype – incluindo a adição de novos recursos – independentemente de seus planos com as equipes. À medida que aprendemos mais sobre os planos da empresa para o Yammer, a estratégia da Microsoft para seus aplicativos de comunicação está se tornando clara.

Novos recursos do Skype

Como parte das notícias do Microsoft 365 para consumidores em março, a empresa compartilhou que o Skype havia ultrapassado 40 milhões de usuários ativos diariamente, um aumento de 70% mês a mês, enquanto os minutos de chamadas de Skype para Skype aumentavam 220%. A Microsoft também anunciou que o Teams para consumidores chegará em alguns meses e disse que os usuários podem ficar com o Skype para a vida pessoal “enquanto isso”. Isso sugeriu que, para os consumidores, os dias de Skype estavam contados, da mesma forma que o Skype for Business está sendo desativado em favor das equipes da Microsoft.

Na época, a Microsoft não confirmou ou negou isso. “Por enquanto, o Skype continuará sendo uma ótima opção para os clientes que o amam e desejam se conectar aos recursos básicos de bate-papo e vídeo chamada”, disse um porta-voz da Microsoft à VentureBeat em março. “Com os novos recursos do aplicativo móvel Microsoft Teams, vemos o Teams como uma caixa tudo-em-um para o seu trabalho e vida que integra bate-papo, vídeo chamada e a capacidade de atribuir e compartilhar tarefas, armazenar e compartilhar informações importantes, dados com seu grupo, [e a] capacidade de compartilhar sua localização com familiares e amigos, enquanto o Skype é predominantemente uma plataforma de aplicativos de bate-papo e vídeo chamada. Não temos mais nada para compartilhar”.

A Microsoft agora tem mais para compartilhar.

“Continuamos a investir no Skype”, disse Jeff Teper, CVP do Microsoft 365, à VentureBeat. “Está crescendo com tudo isso. Você verá alguns novos recursos. Você verá o Skype e as equipes interoperarem. À medida que o Teams chega ao consumidor e faz mais coisas, acho que as pessoas escolhem o Teams. Mas não vamos ser inflexíveis ??sobre isso. As pessoas adoram o Skype. E assim não vamos nos antecipar aqui”.

A comparação com Facebook

Assim, o Skype continuará vivo – o recente aumento no uso dá poucos motivos para o Teams simplesmente fundir o Skype nas equipes e encerrar o dia.

“O Facebook, por exemplo, possui várias ferramentas, com Instagram, Messenger e WhatsApp”, observou Teper. “Todos continuam a crescer. Eles trabalharam para interoperar com eles. Eles não estão forçando a migração de uma de suas ferramentas de consumo para outra. É assim que eu olho para o nosso manual, pelo menos no curto prazo. O Teams tem um sabor muito diferente do que o Skype. Ele se sobrepõe à mesma necessidade, assim como o Messenger e o WhatsApp do Facebook. E, assim, nós os interoperaremos, mas continuaremos demonstrando amor à base de clientes do Skype”.

O Facebook, cujos aplicativos têm 3 bilhões de usuários ativos mensais, está em uma jornada de vários anos para integrar mensagens no Instagram, Messenger e WhatsApp. O Facebook não está mesclando ou matando nenhum de seus aplicativos – apenas integrando sua funcionalidade. A Microsoft está indicando que os usuários podem esperar o mesmo com o Skype e as equipes.

O Facebook e a Microsoft não são os únicos gigantes da tecnologia que olham para seus aplicativos de mensagens e decidem contra mudanças drásticas. No início deste mês, o Google reorganizou todos os aplicativos de comunicação (Google Meet, Google Chat, Google Duo, Google Messages e o aplicativo de telefone no Android) em uma equipe. “Não é necessariamente ruim que existam vários aplicativos de comunicação se tiverem um objetivo diferente”, disse Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de plataformas e ecossistemas do Google, ao Verge. O Google mantém todos os seus aplicativos, como o Facebook e a Microsoft, mas não planeja integrá-los, ao contrário do Facebook e da Microsoft.

Por que o Yammer ainda existe?

Também perguntamos a Teper sobre o estado do Yammer, a rede social corporativa da Microsoft para comunicação privada nas organizações. A Microsoft integrou o Yammer ao Teams em março de 2019 e a empresa continua adicionando recursos aos dois serviços.

“O Yammer é para ajudar as organizações a construir comunidades”, explicou Teper. “Esse é um produto corporativo. Não levaríamos isso ao consumidor. Vimos grande aceitação do Yammer por tudo isso. Se você pensar bem, o Teams se concentrou mais em um grupo de trabalho tentando fazer as coisas. O Yammer está mais focado em uma grande comunidade interempresarial ou prefeitura. O que estamos fazendo é trazer o Yammer para o Teams. No ambiente do Teams, você pode ver todas as equipes nas quais trabalha no grupo de trabalho de mídia, mas também pode navegar pelas comunidades, essas iniciativas entre empresas, coisas sobre as quais a liderança está falando. Eu acho que isso é único. Acho que ninguém mais no mercado reuniu essa experiência de rede social entre empresas e uma experiência de grupo de trabalho em um único produto”.

Seguindo os passos do Yammer

O Skype parece definido para seguir os passos do Yammer. O Yammer ainda está sendo usado ativamente, e a pandemia aumentou apenas o uso, disse Teper. Mais importante, o Teams e o Yammer agora atendem a diferentes casos de uso.

“Quando o Yammer começou, ele tinha um conjunto mais amplo de atividades”, disse Teper. “Vimos que algo mais próximo do bate-papo em grupo, como equipes e concorrentes, faz sentido para um grupo de trabalho. Vimos que algo mais próximo a uma rede social faz sentido para conversas maiores, mais informais e frequentes. Então, direcionamos as duas ofertas para o tipo de grupo de trabalho versus a comunidade e as integramos”.

As empresas ainda podem usar o Yammer sem o Teams e, “pelo menos no curto prazo”, os consumidores poderão usar o Skype sem o Teams.

Fonte: Venturebeat

O que você achou dos novos recursos do Skype? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!