Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seguindo com a novela da Intel contras as falhas de segurança Meltdown e Spectre, a gigante do ramo de processadores deve lançar no mercado novos chips com a capacidade de frear as brechas das versões dos modelos anteriores. A promessa é que os novos chips da Intel com proteções embutidas contra Meltdown e Spectre cheguem no final deste ano.

Após a publicação dos anúncios trimestrais de lucros da Intel, o CEO da Intel, Brian Krzanich, abordou o desastre durante uma teleconferência na quarta-feira, dizendo que a empresa estava “trabalhando o tempo todo” para corrigir a problemática das vulnerabilidades.

Durante a teleconferência, o executivo disse que a Intel “atribuiu algumas de nossas melhores mentes” para trabalhar em mudanças “baseadas em silício” que fornecerão um proteção já embutida contra a Meltdown e a Specter. Isto é, a proteção, como havíamos mencionado antes, será aplicada na parte física dos chips, pois, por mais completas que sejam as soluções via software, a falha Spectre só pode ser completamente bloqueada por meio de mudanças na arquitetura física do processador. De acordo com Krzanich, os primeiros chips com esta arquitetura atualizada começarão a ser enviados para o mercado e OEMs ainda este ano.

Como a empresa prometeu ser mais transparente com relação ao andamento da contenção das falhas, espera-se que a Intel deixe bem claro até que ponto essa solução “baseada em silício” resolverá o problema. Empresários e usuários precisam saber, até porque tem só alguns dias que a Microsoft precisou liberar um patch para o Windows 10 que reverte as mudanças aplicadas por um update de firmware liberada pela Intel, porque tal update estava provocando reinicializações excessivas em alguns dispositivos, portanto, a Intel precisar trabalhar de forma rápida e eficiente para minar o estrago feito pelas falhas. 

Fonte: OneMSFT