Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

windows-hello-ola

A Microsoft introduziu hoje os primeiros detalhes sobre sua mais nova ferramenta de segurança para o Windows 10, é o que eles chamam de Windows Hello. Sua principal finalidade é substituir o atual sistema de senhas pelo reconhecimento biométrico facial, de íris e de digitais.

No caso específico do reconhecimento facial e de íris, o recurso inovador vai requerer um novo hardware para funcionar, como a câmera RealSense 3D da Intel. Sendo assim, basicamente 99% dos aparelhos hoje disponíveis no mercado serão incompatíveis com o recurso, a não ser que eles criem uma solução para usar a câmera citada com um acessório que possa se comunicar com o seu PC, por exemplo. Já os leitores biométricos de digitais atuais poderão ser aproveitados. Obviamente será preciso no mínimo ter o Windows 10 instalado.

windowshellopc1_1020.0

Além disso, eles falaram um pouco sobre o Microsoft Passport, que é um novo sistema pelo qual aplicativos, programas e sites terão acesso ao Windows Hello. Isto é, através do Passport será possível usar o Windows Hello como um dos sistemas de segurança para acessar conteúdo de um site, aplicativo ou programa. A ideia é revolucionar a forma como fazemos login atualmente. Uma série de protocolos terão que ser seguidos antes de ativar o Passport, porém, depois de tudo autenticado será muito mais fácil e rápido para acessar redes sociais, aplicações, jogos, etc.

A comparação com outros sistemas de reconhecimento facial será normal, mas, a Microsoft garante que o Windows Hello será o mais seguro de todos, tendo em vista que eles nunca enviaram sua imagem ou impressão digital pela internet. E quem ai pensa que será possível usar uma fotografia para burlar o Windows Hello, eles também pensaram nisso e o sistema contará com recursos para descobrir a farsa.

Windows Hello header

Esse anúncio de hoje só reforça o rumor de que o novo top de linha da série Lumia, que todos chamam de Lumia 940, também já venha com um leitor facial e de íris em sua câmera frontal, do qual falamos aqui há alguns dias. O vídeo abaixo demonstra o recurso em si.

Fontes: WMPoweruser e WindowsClub