Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como já era esperado e anunciado por nós e demais sites/blogs especializados em Windows, o novo relatório a Kantar WorldPanel voltou a pontar mais uma queda na venda de aparelhos com Windows Phone, inclusive na Europa, reduto do sistema operacional.

Kantar março 2016

Na Itália, onde a cota já foi de 14,4% no mesmo período do ano passado (março de 2015), a queda foi uma das maiores, chegando a 8,1%. O mesmo vale para a França, onde o S.O. perdeu nada mais nada menos que 9,1% de cota se comparado com o ano passado. Na China o S.O. está a beira do “desaparecimento”, já chegou numa cota de apenas 0,8%. A situação é ainda pior na Espanha, onde o WP responde por apenas 0,6% das vendas de smartphones no país.

O único mercado em que o Windows Phone viu algum (ou quase nenhum) crescimento foi no Japão, possivelmente devido a chegada de vários novos modelos com Windows 10 Mobile por lá a partir do final do ano passado, como o Nuans Neo e o VAIO Phone Biz, ambos que são excelentes aparelhos.

Modelo apresentado pela Nuans durante o evento. Vendido apenas no Japão com suporte ao Continuum

Modelo apresentado pela Nuans com Windows 10 Mobile. Ele é vendido apenas no Japão com suporte ao Continuum

Não é segredo que essa queda era prevista pelo simples fato da Microsoft ter puxado o freio de mão da produção e lançamento de novos modelos de Windows Phone desde o lançamento do Windows 10 em 2015. As novidades com a nova versão do sistema, que são os Lumias 550, 650, 950 e 950 XL, custaram demais a chegar ao mercado e não tem atraído muitos interessados pelo visto. Sem contar que nem todos os mercados tem acesso a essas novidades, inclusive nós.

Lumia 950, Lumia 950 XL e Lumia 550

Lumia 950, Lumia 950 XL e Lumia 550, ainda não disponíveis no Brasil

Também temos visto alguns OEMs investindo no sistema e em seu futuro, como a HP, que anunciou o HP Elite X3, que é o smartphone mais poderoso já lançado com o Windows Phone/Windows 10 Mobile até hoje, mas que ainda não está disponível para compra. Tem também a Acer, com o seu Liquid Jade Primo, que começou a ser vendido recentemente e ainda não chegou a impactar nesses números.

Voltamos a afirmar que os próximos relatórios da Kantar deverão continuar “desaminadores”, porém, a uma luz no fim do túnel, já que os rumores indicam que a extinção dos Lumias e do Windows Phone 8.X é proposital e planejada pela própria Microsoft, afim de abrir espaço para suas OEMs e para uma futura nova linha de smartphones com Windows 10. É esperar para ver…

HP Elite X3 com Windows 10 Mobilem pode ser a "vitrine" do novo sistema

HP Elite X3 com Windows 10 Mobilem pode ser a “vitrine” do novo sistema

Fontes: Kantar via: mspoweruser