Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Mesmo tendo garantido nesse trimestre um crescimento no volume de vendas de modelos com Windows Phone no mesmo período do ano passado, a Microsoft vai amargar mais uma queda na cota de mercado do Windows Phone.

Segundo o mais novo relatório da Kantar Worldpanel ComTech, nos principais mercados europeus a cota de markershare do Windows Phone caiu de 9,5% para 9,2%. Uma queda de 0,3%. O mercado europeu é justamente o reduto do Windows Phone, onde ele conserva sua maior cota de mercado, e é por isso esse dado é preocupante.

Kantar-Windows-Phone-October-615x620

A situação na China é ainda pior, pois, antes o WP tinha pouco menos de 1% de markershare por lá, agora esse número caiu para 0,4%. Na Austrália e na Alemanha também houve queda, de 3,1% e 1,4%, respectivamente.

Para nós meros mortais é difícil explicar esses dados, tendo em vista que a Microsoft tem investido pesado em modelos de baixo custo visando mercados como o chinês, Indiano e brasileiro, tem também melhorado a qualidade e quantidade de apps disponíveis na Windows Phone Store (inclusive os famosos), expandiu Cortana para outros mercados, como a China, por exemplo, e ainda tem inclusive vendido seus smartphones da linha Lumia por preços bem menores que os praticados pela divisão quando esta estava sob o controle da Nokia.

A explicação só pode vir do fato da “imensidão” do Android. Como assim imensidão? O Android é realmente gigante, ele conseguiu se expandir de uma forma que mais parece aqueles vírus em escala mundial que vemos em filmes como “Guerra Mundial Z” e tantos outros. A diferença é que as pessoas saem de casa para compra-los e não são infectadas.

Claro que não vamos isentar a Microsoft de alguma culpa, já que eles precisam pressionar empresas como o Instagram, Whatsapp, Facebook, Twitter, produtoras de games, para que elas melhorem suas aplicações para o Windows Phone e lancem jogos simultaneamente para a plataforma. Além disso, aplicações como o Live Lock Screen ainda está em Beta, e já que ele foi anunciado a meses pela própria Microsoft, já deveria funcionar em pleno vapor. Entre outros detalhes. Sem falar em apps como o Skype Qik que chegam capados em suas versões para o WP.

Seria interessante mesmo era acelerar o lançamento do Windows 10 e torna-lo compatível com todos os modelos atuais de Windows Phone 8 e expandir Cortana para TODOS os mercados onde o Windows Phone está presente. Difícil? Contratem mais pessoas, caso contrário, será difícil “curar” as pessoas da pandemia do Android.

E você, o que acha dessa situação? Seria temporária e momentânea ou a Microsoft precisa levantar da cadeira e criar uma “vacina” o quanto antes?

Fontes: Kantar via: WMPoweruser