Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antes de falar do novo Android SDK do Project Rome, é preciso entender que o Project Rome da Microsoft é uma plataforma para criação de experiências que transcende a um único dispositivo, assim eles podem harmonizar através dos dispositivos – capacitando ao desenvolvedor, criar cenários centrados em pessoas, que se movem junto com o usuário e atravessam as linhas entre os seus dispositivos, independentemente do fator ou plataforma. Ela começou a tomar forma com a Atualização de Aniversário do Windows 10 (versão 1607) com a Remote Systems API, permitindo que o desenvolvedor estenda suas experiências de aplicativos entre os dispositivos Windows conectados por proximidade ou através da nuvem.

A novidade de hoje é que a Microsoft anunciou o lançamento do Android SDK do Project Rome. O novo SDK funciona tanto com Java como também com o Xamarin, o que faz com que o SDK em questão seja extremamente versátil, e deixa os DEVs mais a vontade para usar a linguagem de programação que eles mais conhecem.

Para entender bem o impacto que a novidade trará para a sua vida de forma prática, vamos dar uma olhada no exemplo abaixo:

Digamos que Paul é um desenvolvedor e criou um App que é um reprodutor de mídia, de músicas por exemplo. Paul optou por criar essa aplicação para Android e Windows no Visual Studio. Agora Paul quer ter a certeza que todos os seus usuários usufruam ao máximo do seu App mesmo quando alternarem de uma plataforma para outra, já que os usuários podem usar seu App em um PC com Windows e um Smartphone com Android, por exemplo. Com o novo Android SDK do Project Rome Paul pode usar:

  1. A Remote Systems API para descobrir outros dispositivos Windows que o usuário possui. As Remote Systems API’s permitirão que a aplicação de Paul descubra estes dispositivos na mesma rede e através da Nuvem;
  2. Uma vez descoberto, a Remote Launch API abrirá seu aplicativo em outro dispositivo Windows;
  3. Uma vez que seu aplicativo é aberto no outro dispositivo, Paul pode usar o Remote App Services para controlar seu aplicativo rodando no Windows a partir de seu dispositivo Android. Essa novidade não está sendo lançada hoje, mas ela chegará em breve em uma versão futura do SDK.

Assim, usando o Android SDK do Project Rome, Paul pode preencher a lacuna de experiência que existe à medida que seus usuários alternam entre seus dispositivos Android e Windows.

O restante das informações do anúncio de hoje são muito específicas para quem é da área, então, recomendamos aos desenvolvedores interessados na novidade lerem o post completo aqui. Lá você encontrará alguns exemplos de código em Java e Xamarin dentro do SDK, vídeos demonstrando a Capability Walkthrough, Wrapping Up, entre outras coisas. Por lá também é possível baixar o novo SDK.

Fonte: Microsoft