Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

cortana-halo-microsoft

21 de janeiro de 2015 foi um dia mágico para qualquer amante de tecnologia. E não estou estou falando isso por causa do Windows 10, mas sim pelo anúncio do Hololens, aquele brinquedinho da Microsoft que projeta hologramas pra todo lado. Essa semana a empresa deu mais uma prova que o futuro não é mais um sonho distante dos filmes de ficção científica.

Uma equipe de pesquisadores da empresa divulgou um artigo muito interessante em que diz que seu algoritmo de deep learning é capaz de superar facilmente humanos em reconhecimento de imagens.

Ok, mas, o que é deep learning mesmo? É uma área da inteligência artificial que tem como objetivo aprimorar a auto aprendizagem de máquinas com base em representações de dados de aprendizagem (como imagens, vídeos e matemática). Isso mesmo: Auto aprendizagem de máquinas… computadores aprendendo a se virar sozinhos.

A equipe da Microsoft obteve um erro de apenas 4,94% para classificação correta de imagens. Se isso não quer dizer nada para você, saiba que o ser humano possui um erro médio de 5,1% no mesmo benchmark. O desafio incluía a identificação de objetos dentro de imagens e em seguida a classificação correta em mais de mil opções possíveis.

O algoritmo  não bate apenas reles mortais como eu e você, mas também deixa uma pulga atrás da orelha do Google, que obteve apenas 6.1% de erro no mesmo teste. Vale lembrar que Google e Facebook são os maiores retentores de talentos nessa área no mundo.

Sei que muita gente tem certo medo receio de IA e vê essa noticia com muita preocupação. Eu, como engenheiro, particularmente sou apaixonado pela área e muito me anima esses resultados. E se você ainda não viu nenhuma aplicação prática para tudo isto ai vai um projetinho que o Google vem investindo muito dinheiro…

thumb-65536-google-car-resized

Você pode ler todo o artigo em PDF aqui (Eu recomendo a leitura).

Fonte: VentureBeat