Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Todo mundo sabe que um dos maiores calos dos dispositivos portáteis modernos são suas baterias. É uma festa quando você tem um smartphone que sua bateria aguenta o dia todo de uso intenso sem lhe deixar na mão na volta pra casa. O mesmo pode ser dito quando um Notebook aguenta passar um expediente completo sem precisar de um carregador. Sem falar na demora para dar uma carga completa. Isso tem nos tornado “escravos” das tomadas e das baterias do tipo Power Bank.

Enfim, a Microsoft sabe dessa realidade e tem planos para melhorar essa situação por meio de um sistema inovador de bateria inteligente. A ideia é primeiro implementar o tal sistema na linha Surface de híbridos com Windows 10. Quem sabe posteriormente OEM diversas façam uso também.

De acordo com uma patente publicada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, intitulada “Baterias inteligentes para carregamento ultra-rápido”, a Microsoft pode estar trabalhando em baterias inteligentes para carregamento rápido. A patente foi arquivada pela Microsoft em fevereiro de 2017 e foi publicada em 23 de agosto de 2018. Ela explica o funcionamento da bateria inteligente, que terá a capacidade de carregar muito mais rapidamente do que suas contrapartes existentes.

Trecho da descrição sumária da patente (tradução):

Métodos e dispositivos são descritos para carregar uma bateria inteligente em um dispositivo de computação. Os métodos e dispositivos podem incluir a determinação, por um controlador de gerenciamento de bateria, de uma configuração de carregamento para gerenciar um ou mais módulos de bateria da bateria inteligente e transmitir um sinal de configuração de carga para um ou mais módulos de bateria da bateria inteligente.

O texto é um pouco confuso, mas, o que deu para entender é que haverá um novo módulo inteligente de controle de carga da bateria que irá gerir uma ou mais células simultaneamente de modo que todo o processo de uso e carregamento da bateria seja otimizado. No final das contas o dispositivo equipado com as “Baterias inteligentes para carregamento ultra-rápido”, usarão melhor a caraga disponível e poderão ser carregadas muito mais rapidamente.

A figura acima mostra que os módulos de controle estarão todos interligados um ao outro assim como com as células. O conjunto como um todo estará interligado de uma forma que a otimização será sempre completa.

Fonte: freepatenteonline