Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Windows App Studio fica cada dia mais completo. A ferramenta da Microsoft para desenvolvimento de aplicativos e jogos para Windows e Windows Phone evolui a cada atualização, trazendo novos recursos para que os desenvolvedores tenham cada vez mais opções para criar.

Ontem a Microsoft liberou uma nova versão da ferramenta em versão Beta, que ela mesmo chamou de uma das atualizações mais impactantes desde a última em abril do ano passado, e a plataforma ganhou três grandes novidades. Vamos conferir uma de cada vez.

O Windows App Studio agora pode usar o TouchDevelop com uma fonte de dados

Para quem não conhece, o TouchDevelop também é uma ferramenta para desenvolvimento de apps e games para Windows. Sua interface traz alguns temas de apps para que você passe a desenvolver a partir deles. Ele também ajuda na automatização da sua criação e é muito fácil criar algo a partir dele. Pois bem, o App Studio agora pode importar dados do TouchDevelop facilmente.

TouchDevelop1

Com apenas alguns cliques, é possível importar scripts do TouchDevelop para o App Studio, e este servirá para gerar um pacote AppX para sideload que funcionará em qualquer telefone, tablet ou PC que Windows 8.1, ou também poderá ser publicado na Windows e Windows Phone Store.

O Windows App Studio agora conta com uma ferramenta para transformar facilmente websites em apps universais

O Windows App Studio ganhou suporte ao que eles chamam de Web App Template (WAT). O que isso quer dizer? Qualquer empresa, ou blogueiro, ou dono de algum site pode facilmente “empacotar” seu website em um aplicativo, e publicá-lo na Windows ou Windows Phone Store como um app universal de maneira fácil e sem complicações. Quem acha que tudo vai ficar horrível e mal feito, tenha certeza que não vai.

Web App Template

Melhorias na hora de gerar o código do seu aplicativo

A Microsoft também melhorou o processo de criação do código do app em todas as suas etapas (generation/build/sign). Além disso, como já falamos aqui, eles estão disponibilizando gratuitamente o novo Visual Studio Community Edition 2013, que servirá muito bem aos propósitos dos desenvolvedores mais exigentes.

Quem quiser compartilhar sua experiência com essas novas ferramentas, pode compartilhar tudo pelo Twitter acompanhado da hashtag #windowsappstudio, assim, a Microsoft usará esse meio como uma ferramenta de feedback.

Fontes: Blogs Microsoft