Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Introduzido pela Google no Chrome agora pouco, em agosto deste ano mais precisamente, a API de pagamentos via browser é uma coisa nova ainda, mas a Microsoft também resolveu apostar na novidade em seu novo navegador de internet, o Microsoft Edge para o Windows 10. 

A API consiste em uma ferramenta de desenvolvimento capaz de introduzir formas de pagamento online em seu browser tornando a experiência de compras online ainda mais simples e rápida.

Aqui temos um exemplo prático: digamos que você possua uma conta Microsoft e um Xbox, então, você vê uma oferta na Xbox Live e quer comprar ali mesmo, bastará ir até o site da Xbox Live e clicar em comprar, e por meio da nova API você teria cadastrado seu cartão de crédito previamente no browser e assim a compra seria realizada de formas prática, rápida e segura.

Interface do usuário por meio da API

O Microsoft Wallet é um primeiro sistema de pagamento que está sendo introduzidos no Microsoft Edge por meio dessa API que já está disponível para insiders que estão na build 14986. Ele inclusive será a chave para tudo isso, já que o usuário poderá usar a sua “Carteira virtual” para cadastrar seus cartões.

Com a API de solicitação de pagamento, as informações de pagamento são fornecidas pelo Microsoft Wallet (uma vez que o usuário concedeu acesso a ele), ao invés de serem coletadas através de um formulário de pagamento no site. O navegador faz a mediação de todas as informações passadas entre a Carteira e o comerciante e tudo flui de forma rápida e segura.

Entenda o processo como um todo

Porque a preocupação com isso? Segundo dados coletados pela própria Microsoft, cerca de 46% dos compradores do e-commerce abandonam o processo de compra justamente na tela de pagamento, seja por não entenderem o processo ali descrito, ou por considerarem demasiadamente complicado ou ainda por falta de confiança no processo. Com a nova API será possível “pular” algumas dessas etapas, facilitando a vida de muita gente e ainda proporcionando muito mais segurança ao processo. Ganham os consumidores e os comerciantes que terão suas vendas potencializadas.

Provavelmente a seguir deveremos ver mais sistemas de pagamento aderindo a API, como o PayPal ou o PagueSeguro, por exemplo, o que será bom para todos. Veja o exemplo do Masterpass aqui, que também deverá fazer sua estreia no Windows 10 em breve.

Fonte: Microsoft