Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Parece que o seu notebook só trava no meio das tarefas mais importantes, não é? Portanto, se o seu PC ficou lento ou parou de responder completamente, veja aqui como se recuperar do problema e evitar que aconteça no futuro.

Veja também 10 maneiras de testar a câmera do seu notebook!

Espere um minuto para ele se “atualizar”

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: DP
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: DP

Se você estiver executando uma tarefa que exige muito da CPU, às vezes as coisas param por um momento, fazendo você pensar que seu notebook está permanentemente congelado, mesmo que não esteja. Se parecer que seu PC travou completamente, aguarde alguns minutos para atualizá-lo e terminar o que está fazendo.

Você ficaria surpreso com quantas vezes isso realmente funciona, especialmente se for uma ocorrência aleatória (e não um problema crônico).  Além disso, certifique-se de que o mouse esteja funcionando corretamente. Portanto, pode ser que o mouse tenha acabado de ser desconectado ou fique sem bateria, o que pode dar a ilusão de que o PC está travando.

Encontre e mate o programa ofensivo

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: PC Mag
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: PC Mag

Se o Windows não se recuperar (ou começar a congelar novamente depois de se recuperar), é hora de usar aquele velho atalho: “Ctrl + Alt + Delete”. Dessa forma, use a combinação no teclado e escolha a opção “Gerenciador de Tarefas” para ver uma lista de programas em execução.

Se algum deles não estiver respondendo, selecione-o e clique no botão “Finalizar tarefa”. Caso você estiver lidando com um incidente isolado, isso deve ser tudo de que você precisa. Além disso, o Windows deve chamar a atenção assim que você fechar o programa, e você pode reiniciá-lo para continuar seu trabalho.

Se o seu PC sempre parece travar quando o programa está em execução, talvez seja necessário desinstalá-lo e encontrar uma alternativa. Assim, você pode até precisar atualizar seu hardware, se o programa for tão intensivo que esteja deixando você sem recursos.

Verifique o gerenciador de tarefas do seu navegador

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: MS
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: MS

Às vezes, seu PC está funcionando bem, mas seu navegador fica preso em uma determinada página. E quando muito do que fazemos nos PCs está confinado ao navegador, parece que todo o seu PC está travando, quando pode ser apenas a página em que você está. Nesses cenários, o gerenciador de tarefas do Windows pode dizer que seu navegador não está respondendo, mas se você quiser mais informações sobre o motivo, pode ter que cavar mais fundo. 

Assim, no Chrome, pressione “Shift + Esc” para ver o gerenciador de tarefas do próprio Chrome. Já no Firefox, você pode clicar no botão de menu e ir para “Mais > Gerenciador de Tarefas”. Isso mostrará os diferentes processos em execução no seu navegador, potencialmente fornecendo algumas informações sobre qual página ou extensão pode estar congelada ou usando muita CPU e memória. 

Além disso, você também pode ter um conflito comum com uma extensão. Por exemplo, recentemente tive problemas com uma extensão que travava  o Google Docs o tempo todo. Portanto, tente desabilitar algumas extensões de navegador para ver se isso resolve o problema. Esperançosamente, os desenvolvedores irão corrigir o problema em pouco tempo.

Reinicie e tente novamente

Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: MS

Se “Ctrl + Alt + Delete” não funcionar, seu PC está realmente travado e a única maneira de fazê-lo funcionar novamente é uma reinicialização a frio. Pressione e segure o botão liga / desliga até que o PC desligue e, em seguida, pressione o botão liga / desliga novamente para inicializar do zero.

Se você estava trabalhando em algo importante quando o congelamento aconteceu, você poderá recuperá-lo, dependendo do programa e de como ele trata os documentos não salvos. Por exemplo, os backups do Microsoft Word, Excel e PowerPoint salvam automaticamente os backups enquanto você trabalha e, muitas vezes, você pode recuperá-los na próxima vez que abrir o programa. 

Ou navegue até “Arquivo > Informações > Gerenciar documento (s) > Recuperar documento não salvo”. Não funcionará necessariamente todas as vezes, mas vale a pena tentar. Dessa forma, faça uma pesquisa em qualquer programa que travou para ver se ele tem um recurso semelhante. Se não, você pode, infelizmente, ficar preso fazendo parte desse trabalho novamente.

Verifique o monitor de confiabilidade

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: Rafael Vieira
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: Rafael Vieira

Se você ainda não consegue identificar a causa de seus travamentos, você terá que resolver alguns problemas extras. Nessas situações, recomendo verificar o Monitor de Confiabilidade do Windows. Dessa forma, essa é uma ferramenta de relatório de erros menos conhecida, enterrada nas configurações do Windows.  Portanto, abra o menu Iniciar, pesquise “confiabilidade” e clique na opção “Exibir histórico de confiabilidade” que aparece.

Você verá um gráfico da confiabilidade do seu PC ao longo do tempo, com registros de falhas e outros problemas ao lado de atualizações e apps recém-instalados. Se você encontrar um erro listado na mesma época em que o problema de congelamento começou, o Monitor de Confiabilidade lhe dará a opção de visualizar detalhes técnicos ou verificar o banco de dados da Microsoft para obter uma solução para o problema. Além disso, esses detalhes podem ter alguns códigos de erro que você pode pesquisar no Google para obter mais informações. O banco de dados da Microsoft, entretanto, raramente funciona, mas é algo para tentar.

Se isso não ajudar, você também pode usar o gráfico para descobrir quais apps ou atualizações foram instalados antes de o congelamento começar. Se um novo programa ou atualização parece ser a causa, tente usar a “Restauração do sistema” para reverter seu PC a um estado anterior à instalação.

Saiba mais sobre sua tela azul da morte

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: TM
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: TM

Se o congelamento do seu PC for seguido por um travamento e a triste “Tela Azul da Morte”, você poderá encontrar mais informações sobre a causa dos seus problemas. O QR Code e o “Código de parada” na tela azul são pontos de partida decentes para sua pesquisa, mas raramente dizem tudo.

É por isso que recomendo também verificar o BlueScreenView, uma ferramenta gratuita que lê o “arquivo de despejo” que seu PC cria durante uma falha e o apresenta de uma forma um pouco mais amigável. Ainda é bastante técnico, mas você pode rolar horizontalmente para ver qual driver ou dispositivo causou a falha, bem como outros códigos que você pode pesquisar no Google para tentar encontrar o culpado. 

Os fabricantes do BlueScreenView também têm várias outras ferramentas de diagnóstico de congelamento e travamento, como WhatIsHang e  AppCrashView, que pode valer a pena tentar. Novamente, a Restauração do sistema pode ser útil aqui na tentativa de resolver o problema.

Reinstale todos os drivers recentes

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: Guru 3D
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: Guru 3D

Embora a Restauração do sistema deva ser capaz de corrigir muitos problemas, descobrimos que nem sempre é capaz de reparar certas peculiaridades mais difíceis de definir. Por exemplo, meu PC começou recentemente a congelar constantemente depois que atualizei minha placa gráfica. Assim, descobriu-se que era provavelmente devido a alguns componentes restantes do driver antigo que estavam em conflito. Dessa forma, executar o Display Driver Uninstaller  (DDU) no modo de segurança foi o suficiente para resolver o problema.

Se você instalou algum novo hardware recentemente, tente desinstalar seus drivers – ou desinstalar os drivers do hardware que o precedeu – e veja se você não consegue resolver o problema. O DDU, em particular, é uma ótima ferramenta para drivers gráficos e de áudio que estão interferindo uns nos outros.

Faça uma verificação de malware

Notebook travando: veja o que você pode fazer! - Foto: BT
Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: TT

Como acontece com todas as falhas do PC, nunca é demais fazer uma verificação de malware e ver se algo nefasto está causando seus problemas – especialmente se você não tiver feito isso há algum tempo.  Portanto, pegue um “scanner” grátis como o Malwarebytes, deixe-o vasculhar seu HD e veja se algo aparece.

Faça uma verificação no seu disco rígido (HD)

Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: TM

Uma unidade de HD com defeito pode causar travamentos e outros problemas semelhantes, portanto, enquanto você executa varreduras, verifique também a integridade do HD. Você pode fazer isso executando “wmic diskdrive get model, status” em um prompt de comando, mas para obter informações de saúde mais detalhadas, recomendo executar o CrystalDiskInfo para Windows (gratuito) ou DriveDx para macOS (pago com um teste gratuito). Se essa ferramenta mostrar sua unidade como algo diferente de “OK”, isso pode ser a causa de seus problemas e você vai querer substituir essa unidade  rapidamente.

Cuidado com o super aquecimento

Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: TM

O excesso de calor muitas vezes pode fazer com que seu PC – ironicamente – congele, então se você vir esse problema aparecer repetidamente, talvez o seu resfriamento seja o culpado. Portanto, instale um monitor de temperatura como o Core Temp, configure suas opções para mostrar a temperatura na área de notificação e arraste esse ícone para fora da bandeja pop-up e para a barra de tarefas para que esteja sempre visível.

Na próxima vez que seu PC travar, você pode dar uma olhada rápida no ícone Core Temp para ver se o calor pode ser o seu problema. Se a temperatura for de 90 graus Celsius ou mais, é quase certo que o PC está super aquecendo.

Além disso, limpe qualquer poeira do PC com um espanador de alta pressão e verifique as ventoinhas. Dessa forma, se alguma delas não estiver girando, pode ser que o rolamento esteja com defeito e precise substituir a ventoinha.

Teste sua RAM

Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: TT

Memória ruim também pode ser a culpada de máquinas travadas, então se você suspeita que pode ter um stick de RAM com falha, é hora de executar alguns testes. Dessa forma, abra o “menu Iniciar” e procure a “Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows” – ela reinicializará seu PC e testará sua memória, notificando-o se encontrar algum problema. Além disso, você também pode tentar o Memtest86 +, um disco de inicialização de código aberto que realiza testes mais completos.

Se todos os testes derem certo, pode ser que você não tenha RAM suficiente. Dessa forma, pressione “Ctrl + Shift + Esc” para abrir o Gerenciador de Tarefas na próxima vez que tiver problemas e clique na guia “Desempenho”. Se sua memória está esgotada, pode ser hora de atualizar.

Pesquise no Google seu modelo de notebook para descobrir que tipo de RAM  você precisa comprar e como substituí-la. (Caso a sua RAM estiver soldada na placa mãe – como é o caso de muitos notebooks finos e leves – você pode ter que comprar um novo.)

Se tudo mais falhar, chame os profissionais

Notebook travando: veja o que você pode fazer! – Foto: FP

Se nada mais parecer resolver o problema, você pode ter um problema de hardware não tão facilmente resolvido por conta própria. Caso o seu notebook ainda estiver na garantia, contate o fabricante para obter manutenção. Se sua placa mãe (ou alguma outra parte) estiver realmente falhando, eles provavelmente a substituirão de graça.

Se sua garantia expirou há muito tempo, encontre uma boa assistência em sua área e veja se eles podem diagnosticar melhor o problema. Você pode ter que pagar por esse reparo ou – se for muito caro – substituir totalmente o notebook. É uma chatice para a carteira, mas pelo menos você conseguirá trabalhar novamente.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!