Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pouco a pouco, a Nokia vem reconquistando seu espaço no mercado de smartphones, nada comparado aos seus dias de glória no qual, a finlandesa, reinava soberana. A posse da HMD global, temos visto um número considerável de aparelhos Nokia dominar o mercado mid e low-end, mas agora, parece que a nossa queridinha busca conquistar outros usuários com os seus famosos feature phones.

Um vazamento divulgado pelo site 9to5Google mostra um telefone sem tela sensível ao toque e com um teclado T9 rodando o sistema operacional móvel da gigante de Mountain View. Com base no vazamento, temos a incrível semelhança de um telefone básico que remete ao Nokia 220 com uma única diferença: O feature phone possui como sistema operacional, o Android, ao invés do Nokia OS.

Observando a imagem, podemos ver a tela inicial que exibe um ícone de microfone familiar ao que seria a interface do Google Assistant e já podemos presumir que o telefone poderá ser utilizado facilmente via comandos de voz, visto que o gadget não possui uma tela sensível ao toque, isto faz muito sentido. Além do Google Assistente, é possível identificar ícones da câmera, Chrome, YouTube e um aplicativo misterioso que lembra muito o Files by Google, infelizmente, o ícone sozinho não foi suficiente para encontrar mais informações sobre o aplicativo. Além disso, ainda é possível visualizar os atalhos para alertas e configurações do dispositivo.

Indo mais a fundo e tentando buscar informações embaixo do capô do telefone misterioso que tem uma semelhança enorme com o Nokia 220 lançado em 2014, ainda não foi divulgado muito, a única coisa realmente visível é algo que parece uma câmera frontal na parte superior direita do dispositivo. Já em relação ao software, não sabemos se ele virá embarcado com o Android GO ou uma outra variante criada especialmente para este tipo de telefone já que a forma tradicional de alternar entre APPS Android não estará disponível a menos que o dispositivo possua um botão físico dedicado a função.

Em outra imagem podemos ver os ícones de intensidade de rede, nível de bateria, relógio e Wi-Fi (o que sugere que o dispositivo terá suporte a conexão wireless) na parte superior. Na parte inferior podemos ver os ícones de “Opções” e “Explorar” que, provavelmente, só podem ser acessadas pressionando uma tecla. Também podemos notar que a interface de usuário do Chrome Touchless parece ter passado por algumas mudanças desde as duas últimas vezes que o vimos em vazamentos passados.

Caso esse dispositivo chegue a ver a luz do sol, podemos afirmar que ele faria muito sucesso com a comunidade que necessita de um telefone para as funções básicas, mas que não tem muita afinidade com o uso de um smartphone. O lançamento de um feature phone Nokia com Android embarcado em parceria com o Google também poderia ser o primeiro passo das empresas para concorrer e tentar desbancar os telefones com o KaiOS.

Só nos resta esperar até setembro, com a IFA batendo a porta, é provável que mais informações sobre o telefone misterioso apareçam. Só o tempo dirá.

Fontes: 9to5GoogleAndroid Central