Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Nintendo fez uma surpresa para os fãs do Brasil ontem (19) ao garantir que o Switch será lançado no Brasil ainda em 2020. A introdução do dispositivo foi afirmada através de um post na conta oficial da companhia no Twitter. Embora a previsão aconteceu através de um comunicado oficial compartilhado com o Canaltech.

Jogos mais vendidos do mundo: confira a lista!

Outros detalhes como valores, modelos do console ou uma data de publicação certa não foram comunicados. Por meio do Twitter, a empresa pediu aos gamers que acompanhem as redes sociais da empresa. Se a foto utilizada no post é uma indicação, tudo indica que o objetivo seria publicar, no país, um modelo original do vídeo game. Além de controles que são destacáveis. O que não inclui a versão Lite, que foca somente no modo portátil da da ferramenta, o que deixa de lado a foca que torna possível jogar os títulos na TV.

O comunicado do lançamento oficial no Nintendo Switch no território brasileiro marca mais um enorme passo à volta da desenvolvedora ao país, embora não o único. Há alguns anos, a companhia vem oferecendo alguns indícios de chegada de maneiras diferentes. Ou seja, com demonstração de interesse no Brasil e investimentos em ações no país.

Switch será lançado no Brasil

Desde 2018, os títulos da empresa são comercializados de forma oficial no país através de cartões-presente disponíveis em grandes varejos. Além do marketplace dedicado da empresa, nomeado de Loja Nintendo. De pouco em pouco, a companhia também chega próximo de enormes eventos, primeiro com patrocínio na área de cosplayers da Brasil Game Show do mesmo ano. Depois, no ano passado, contou com um dos maiores estandes do evento, com a presença de Luigi’s Mansion 3, um dos principais exclusivos do momento, disponível para testagem antes de sua publicação oficial.

A presença, obviamente, deixou os fãs felizes, embora não foi refletivo em novidades específicas para o mercado do país, que chegam somente agora. Na BGS de 2019, a diretora de relações públicas da Nintendo para a América Latina, Pilar Pueblita, garantiu essa proximidade e a criação de novas ações que envolvem formas de pagamentos locais. No entanto, procurando evitar falar em publicações oficia e, especialmente, da inclusão do console no país que, no momento, foi garantida. Agora, a espera se dá por mais dados sobre essa chegada oficial, que devem ser breves.

A saída que acabou sendo temporária

A saída oficial da Nintendo do Brasil foi comunicada em janeiro de 2015, ainda no momento em que o Wii U era o carro-chefe da empresa. A triste novidade veio em uma época que muitas pessoas tinha fé que as engrenagens estavam começando a movimentar. Isso porque houve parcerias com redes de fast food para fornecer brindes e, até a publicação de títulos como Bayonetta 2 e o modelo 3DS do Super Smash Bros. em grandes lojas, com cópias físicas no mesmo dia do mercado mundial. No momento, a Gaming do Brasil, que indicava de forma oficial a “Big N” no país, mencionou “desafios no ambiente local” como justificativa para a ação.

No entanto, isso se transformou com a inclusão do Switch, console que teve desempenho no comércio superior ao seu anterior no mercado mundial, além do próprio Brasil. Além disso, importadores não-oficias trouxeram o console e seus games para o país. O sucesso, com certeza, influenciou a volta lenta, embora gradativa, que agora traz mais uma notícia boa para os gamers.

Switch será lançado no Brasil. O que você achou da novidade? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.