Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

‘Nier: Replicant’ é um metamorfo. Ele faz você pensar que é um jogo de RPG de ação simples ambientado em um universo de fantasia sombrio, mas constantemente se revela muito mais. É um jogo que muda de forma radical tanto no tom quanto no estilo de jogo. É estranho e comovente, frustrante e divertido, muitas vezes ao mesmo tempo. Além disso, este lançamento também é uma segunda chance para um jogo que não atingiu um grande público quando foi lançado em 2010. Mas agora ele está atualizado para os gostos modernos. Ainda requer um pouco de paciência. No entanto, vale a pena tolerar uma jogabilidade desajeitada para encontrar tudo o que ‘Replicant’ tem a oferecer.

Veja também o review completo de Forza 4 para PC!

Se o nome Nier soa familiar, é provavelmente por causa de ‘Nier: Automata’, um RPG de ação de 2017 do diretor Yoko Taro e do estúdio Platinum Games que se tornou um sucesso surpresa. Sua mistura de ação compacta, narrativa assustadora e absurdo absoluto ajudou a atingir um público de mais de 5 milhões de jogadores. Ele também renovou o interesse no ‘Nier’ original, daí este novo lançamento, que recebeu o título incrivelmente estranho, mas adequado,  ‘Nier Replicant ver.1.22474487139…’. Esta versão não é exatamente um remake completo, mas sim uma versão atualizada que remove algumas das arestas do original.

Um jogo difícil de explicar

Nier Replicant: veja o review completo do game! - Foto: SE MAS
Nier Replicant: veja o review completo do game! – Foto: SE MAS

‘Replicant’ não é um jogo fácil de explicar. A história começa em um futuro próximo, onde algum tipo de praga está dizimando a humanidade. Dessa forma, ele avança rapidamente alguns milhares de anos em um futuro quando o mundo está praticamente irreconhecível. Existem elementos de uma paisagem pós-apocalíptica tradicional, como as ruínas de nossa sociedade, mas o mundo de ‘Nier’ se assemelha mais a um reino de fantasia com magia e monstros e muitas espadas grandes.

O mundo fascinante é uma grande parte do apelo, e você passará muito tempo cruzando-o ao longo do ‘Replicant’. É desolado, com pequenos bolsões de humanidade ainda sobrevivendo. O jogo coloca você no papel de um jovem lutador em uma missão desesperada para curar sua irmã, que está lutando contra uma doença estranha e misteriosa que está se espalhando constantemente pelo mundo, que também está lidando com um ataque de monstros sombrios chamados sombras. É um lugar perigoso, e você eventualmente se juntará a um elenco de personagens, incluindo um livro de feitiços falante, uma guerreira vestida de lingerie e um garoto com poderes mágicos.

Um jogo de RPG tradicional

Nier Replicant: veja o review completo do game! - Foto: SE MAS
Nier Replicant: veja o review completo do game! – Foto: SE MAS

Em alguns aspectos, ‘Replicant’ é como um RPG de fantasia tradicional. Você está em uma jornada épica – que eventualmente inclui não apenas encontrar uma cura, mas lutar contra o grande vilão no comando de todos os monstros – e ao longo do caminho você adquirirá novas habilidades e armas. Mas essas não são as coisas que tornam o ‘Replicant’ interessante. É quando o jogo segue em direções inesperadas que está no seu melhor. Dessa forma, você visitará cidades estranhas, incluindo uma onde os residentes seguem estritamente milhares de regras e outra onde todos se recusam a deixar suas casas.

Os momentos mais chocantes, porém, são quando o jogo muda de gênero. Isso inclui explorar um centro de pesquisa subterrâneo como se você estivesse jogando um RPG isométrico como o ‘Diablo’, e esgueirar-se por uma mansão assombrada no estilo ‘Resident Evil’. Em um ponto, ‘Replicant’ basicamente se torna um romance em que você lê a alucinação compartilhada de uma cidade. Quando o jogo retorna à configuração de ação padrão, é como acordar de um sonho surreal.

Alguns elementos datados

  Nier Replicant: veja o review completo do game! - Foto: EG MAS
Nier Replicant: veja o review completo do game! – Foto: EG MAS

Eu não joguei o ‘Nier’ original, então o máximo que posso dizer sobre as mudanças nesta nova versão é que o jogo agora parece muito com o ‘Automata’ – o que quer dizer que é um jogo de ação mais moderno com combate rápido e frenético, chefes enormes e um mundo apropriadamente enfadonho para explorar. Mas apesar dos visuais e jogabilidade renovados, ‘Replicant’ ainda tem alguns elementos datados. Por um lado, é muito repetitivo; você fará muitas missões de busca e lutará contra incontáveis ??sombras quase idênticas ao longo do caminho. Essas missões são frequentemente interessantes narrativamente, mas existem poucas vezes em que você pode correr pelo mesmo campo aberto antes que ele comece a ficar entediante, especialmente porque o jogo muitas vezes o força a revisitar locais várias vezes.

No entanto, vale a pena passar por esses momentos mundanos, porque assim como o ‘Automata’, o ‘Replicant’ é absolutamente repleto de momentos fascinantes e de partir o coração. Existem alguns grandes e óbvios – personagens se sacrificando por seus amigos ou a tortura de assistir alguém lutando contra a doença – mas às vezes parece que cada momento em ‘Replicant’ é tingido de tristeza. Existem reviravoltas que o farão questionar suas próprias ações e outras que mudarão completamente a forma como você vê um personagem. Inferno, até as armas têm histórias interessantes; cada nova espada que você recebe vem com seu próprio fragmento de conhecimento.

Um jogo que vale a pena experimentar

Nier Replicant: veja o review completo do game! – Foto: PS MAS

É esse elemento sincero que faz com que valha a pena experimentar o ‘Replicant’ (várias vezes, se você quiser a história completa). Pode ser desajeitado em alguns lugares e desconfortável em outros, mas uma vez que você se acomoda em seu ritmo estranho, não há realmente nada parecido – bem, além de autômatos. Mas é exatamente isso que você deve jogar se deseja mais da visão única de Taro.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!