Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Google está trabalhando em uma nova função para o navegador Google Chrome. O plano é que ele desative anúncios que esgotam a vida da bateria do dispositivo ou consomem desnecessariamente a banda larga da Internet.

A escala do problema é bem pequena. Afeta somente 0,3% de todos os anúncios na internet, de acordo com o gerente de produto do Chrome, Marshall Vale. No entanto, esses anúncios invasivos podem consumir recursos do sistema sem o seu conhecimento.

“Esses anúncios (como aqueles que exploram criptomoeda, são mal programados ou não são otimizados para uso em rede) podem esgotar a vida da bateria, saturar redes já sobrecarregadas e custar dinheiro”, escreveu Vale em uma postagem no blog na quinta-feira.

Em resposta, o Google limitará os recursos do sistema que um anúncio on-line pode usar antes de você clicar nele. “Quando um anúncio atingir seu limite, o quadro do anúncio navegará para uma página de erro, informando ao usuário que o anúncio utilizou muitos recursos”, acrescentou Vale. O anúncio intrusivo aparecerá como um espaço em branco cinza, tornando-o inútil.

Critérios para o novo bloqueio de anúncios do navegador Google Chrome

Segundo Vale, o Google planeja segmentar os anúncios mais flagrantes que usam mais CPU ou banda larga da rede do que 99,9% dos anúncios que utilizam os mesmos recursos do sistema. Especificamente, a empresa bloqueará anúncios que atendam a qualquer um dos seguintes critérios:

  • Usa a CPU principal por mais de 60 segundos no total.
  • Utiliza a CPU principal por mais de 15 segundos em qualquer janela de 30 segundos.
  • Usa mais de 4 megabytes de banda larga da rede.

“Embora apenas 0,3% dos anúncios excedam esse limite hoje, eles representam 27% dos dados de rede usados ??por anúncios e 28% de todo o uso de CPU”, acrescentou Vale.

Além disso, o plano é experimentar a técnica de bloqueio de anúncios nos próximos meses antes de lançar o recurso em um lançamento estável do Chrome aproximadamente no final de agosto. No entanto, você pode realmente ativar o recurso agora. Basta digitar “chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervence” na barra de endereços da web do navegador. Em seguida, você será levado a uma tela, onde poderá ativá-la.

Prazo para mudanças de anúncios

Empresas obscuras de publicidade e provedores de mineração de criptomoeda no navegador provavelmente odiarão a mudança. No entanto, a próxima mudança faz parte do esforço contínuo da empresa para impedir que os usuários migrem para um software de bloqueio de anúncios mais poderoso. Isso porque corre o risco de prejudicar o principal negócio do Google de veicular espaço para anúncios.

“Nossa intenção com esse lançamento estendido é fornecer tempo apropriado para os criadores de anúncios e fornecedores de ferramentas prepararem e incorporarem esses limites em seus fluxos de trabalho”, afirmou Vale. “Para ajudar os anunciantes a entender o impacto dessa intervenção em seus anúncios, eles podem acessar relatórios para saber quais anúncios o Chrome descarregou”.

Fonte: Mashable

O que você achou dessa nova função do Google Chrome? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul abaixo!