Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um robô de salto a vapor, semelhante a uma bola, soa como uma fantasia de steampunk. No entanto, poderia ser a maneira ideal de explorar alguns dos ambientes gelados e distantes de nosso sistema solar.

Essa é a ideia por trás do novo conceito de robô da NASA, o Robô de Recuperação Autônoma a Vapor para Ocean Worlds, ou SPARROW. Esse robô redondo seria do tamanho de uma bola de futebol, com instrumentos mantidos no centro de uma gaiola de metal. Além disso, usaria propulsores a vapor para fazer saltos de uma área do terreno para a seguinte.

Fonte: NASA 360

Por mais maluco que pareça, na verdade faz sentido usar vapor, em vez de combustível de foguete, pois não contaminaria as áreas pelas quais o robô viaja. Isso torna o SPARROW adequado para explorar ambientes gelados, como a lua de Júpiter, Europa, ou a lua de Saturno, Enceladus, que se acredita terem um oceano líquido sob uma crosta gelada e podem ser alguns dos locais em nosso sistema solar com maior probabilidade de vida.

“O terreno na Europa é provavelmente altamente complexo”, explicou Gareth Meirion-Griffith, roboticista do JPL e principal pesquisador do conceito, em comunicado. “Pode ser poroso, cheio de fendas, pode haver penitentes com metros de altura [longas lâminas de gelo que podem ser perigosas para veículos terrestres] que impediriam a maioria dos robôs em suas trilhas. Mas o SPARROW tem agnosticismo total no terreno; tem total liberdade para viajar por um terreno inóspito ”.

Como o robô de salto a vapor foi desenvolvido?

Para descobrir como navegar nesse terreno complexo, a equipe do JPL executou simulações de computador para ver como um robô esférico poderia se mover por um terreno irregular e o que aconteceria quando ele retornasse ao solo depois de pular para cima. Eles descobriram que a maneira mais eficiente de se mover seria o robô usar grandes saltos gigantes em vez de pequenos. “A partir disso, e dos cálculos de propulsão relacionados, fomos capazes de determinar que um único salto longo seria mais eficiente do que vários saltos menores”, disse Meirion-Griffith.

O conceito SPARROW ainda está em desenvolvimento, portanto, o próximo passo será solicitar o financiamento da Fase II do programa Innovative Advanced Concepts da NASA, que visa incentivar novas ideias visionárias para explorar o sistema solar e além.

Fonte: Digitaltrends

O que você achou do robô de salto a vapor? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!