Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

NASA libera imagens aceleradas do Sol em vídeo: A agência espacial dos EUA, NASA, por meio do Observatório da Dinâmica Solar (SDO), divulgou um time-lapse com fotos do Sol durante os últimos 10 anos. Para os que são fãs de astronomia, podem considerar a liberação do vídeo como um presente. Além disso, a compilação também é um jeito de comemorar os dez anos de órbita do SDO. Isso porque a sonda sem tripulação foi enviada para o espaço no ano de 2010.

O time-lapse tem uma duração maior que uma hora. No entanto, a compilação junta mais de 425 milhões de fotos em HD do Sol. Esses arquivos juntaram mais de 20 milhões de GB para os HDs da agência espacial.

O SDO tira por volta de 75 fotos da estrela a cada minuto. Apenas a AIA, que acompanha a atmosfera solar, captura uma imagem a cada 12 segundos, em 12 espectros distintos de luz. A compilação que vemos faz uma junção somente de uma frequência de onda, que torna possível ver a “coroa” do Sol. Como um filme completo, com uma duração de uma hora e um minuto, o vídeo apresenta diversos eventos do ciclo solar, como erupções solares, planetas e eclipses.

A sonda não tinha objetivo de trazer um espetáculo, mas obter dados essenciais a respeito do ciclo solar, mudanças de temperatura, emissão de neutrino e explosões solares.

No entanto, a sonda ainda não completou um ciclo solar completa, que dura 11 anos. Assim que completar, irá mostrar cada detalhe do Sol nesse período, o que irá auxiliar a entender os acontecimentos dos sistema solar e quais as consequências na Terra.

NASA libera imagens aceleradas do Sol em vídeo

A NASA publicou um vídeo mais curto do Sol com duração de um minuto no Twitter:

Mas, caso queira, você pode assistir a versão completa no Youtube:

NASA libera imagens aceleradas dos últimos 10 anos de observação do sol. E o que você achou disso? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!