Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

youtube logo windows phone

A Google vai descontinuar a versão 2.0 da API do Youtube em 20 de abril. Essa versão é usada atualmente pela maioria dos clientes do serviço disponíveis para o Windows Phone, e isso pode ser um problema para seus usuários.

A nova versão da API vai, por exemplo, impedir que os usuários de apps como o TubeCast, OneTube, MetroTube, MyTube, e tantos outros, tenham acesso aos vídeos mais recentes de suas subscrições. Na home desses apps será possível exibir apenas aqueles vídeos recomendados pelo próprio Youtube, e não mais das suas subscrições.

Outra mudança que irá “capar” os apps não oficiais disponíveis para o Windows Phone, é que não será mais possível visualizar a duração do vídeo ao se fazer uma busca. Essa mesma busca também não mostrará mais os vídeos relacionados, recomendações e assinaturas.

É uma notícia preocupante já que a Google sequer cogita a possibilidade do lançamento de um app oficial do Youtube para o Windows Phone. Inclusive essa questão é bem antiga e já rendeu brigas entre as gigantes. Para quem não sabe, há muito a Microsoft até construiu e lançou uma versão “oficial” do Youtube desenvolvida por eles mesmo, contudo, a Google exigiu a retirada da aplicação da loja alegando que a Microsoft havia infringido diversos termos de uso do serviço, como a ausência de propagandas e a permissão para fazer download de vídeos.

Depois de novos ajustes feitos pela Microsoft, a Google afirmou que só permitiria a publicação do app se ele fosse complemente desenvolvido em HTML5, programação essa que ainda nem está presente em seus apps oficiais para o Android e iOS, e terminou que a Microsoft abandonou o projeto. O app criado pela Microsoft foi até mesmo considerado como o melhor app para o Youtube já lançado na loja. Veja algumas imagens dele a seguir.

Youtube aplicativo novo windows phone microsoft retorno

Youtube aplicativo novo windows phone microsoft retorno img2

A questão é que os usuários do Windows Phone estão sendo completamente negligenciados pela Google, tendo em vista que, além de não lançar um app oficial do serviço para a plataforma, eles ainda irão tirar pequenos detalhes dos apps que fazem um serviço que deveria ser deles mesmos. A implicância é tamanha que eles sequer lançaram um app do Youtube para o Windows 8.

Fontes: Windows Central