Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O MS-DOS (abreviação de Microsoft Disk Operating System) é um sistema operacional de linha de comando não gráfico de tarefa única e usuário único. Originalmente desenvolvido para uso com a primeira linha de PCs pessoais domésticos da IBM, o MS-DOS é um dos sistemas operacionais (SO) mais bem-sucedidos de seu tipo. 

Veja também o que é um sistema operacional!

Dessa forma, como SO, o DOS é simples, compacto e muito robusto. Isso tudo sem considerar a sua idade. Embora possa ter sido superado pelos mais novos e mais amigáveis SO de interface gráfica do usuário (GUI), o MS-DOS continua sendo muito usado por empresas e programadores independentes em todo o mundo.

O que é um Sistema Operacional?

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ Winco

O sistema operacional ou SO é o software básico de um PC. Dessa forma, ele agenda tarefas, aloca armazenamento e apresenta uma interface padrão para o usuário entre os apps. Além disso, as facilidades que um SO oferece e seu design geral exerce são duas influências muito forte nos apps criados para o PC.

Gary Kildall

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! - Foto: Reprodução/ ARS
MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ ARS

A IBM precisava de um SO para o seu PC. No entanto, a Microsoft nunca havia escrito um SO antes. Dessa forma, Bill Gates sugeriu que a IBM investigasse um SO chamado CP / M (Programa de Controle para Microcomputadores). Esse SO foi escrito por Gary Kildall da Digital Research. 

Kindall tinha um Ph.D. em computadores e havia escrito o SO de maior sucesso da época, vendendo mais de 600.000 cópias do CP / M. Dessa forma, o SO chegou a ser um “padrão” na época.

IBM e História da Microsoft

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! - Foto: Reprodução/ Tipografos
MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ Tipografos

Em 1980, a IBM abordou Bill Gates, da Microsoft, para discutir o estado dos PCs domésticos e o que os produtos da Microsoft poderiam fazer pela IBM. Dessa forma, Gates deu à IBM algumas ideias sobre o que “seria” um ótimo PC doméstico. Inclusive, uma dessas ideia foi gravar o Basic no chip ROM. 

Além disso, a Microsoft já havia produzido várias versões do Basic para diferentes sistemas de computador, começando com o Altair. Dessa forma, Gates ficou mais do que feliz em escrever uma versão para a IBM.

Uma História do MS-DOS

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! - Foto: Reprodução/ Meu Windows
MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ Meu Windows

As origens do MS-DOS podem ser rastreadas até dois SO anteriores, o CP / M e o QDOS. Como já dito, o CP / M (Programa de Controle para Microcomputadores) foi criado em meados dos anos 1970 por Gary Kildall da Digital Research. Dessa forma, o CP / M era um SO de 8 bits. Além disso, ele foi um dos primeiros a ser amplamente utilizado na linha emergente de microcomputadores comerciais.

Já em 1980, Tom Paterson, da Seattle Computer Products, desenvolveu o QDOS (Quick and Dirty Operating System) para a nova unidade de processamento central (CPU) 8086 de 16 bits da Intel. O QDOS recebeu forte influência do CP / M, e foi aqui que a Microsoft entrou em cena.

Em 1981, a Microsoft comprou o QDOS da Seattle Computer Products, renomeando-o para MS-DOS 1.0 e oferecendo-o à IBM para uso em seus novos PCs pessoais. Em um movimento cauteloso, Bill Gates manteve a licença do MS-DOS e se tornaria o fator mais importante na mudança da Microsoft de um simples fornecedor de linguagens de programação para um gigante na indústria de software de PC. 

O sucesso do MS-DOS acompanhou diretamente a popularidade crescente do PC pessoal doméstico e permaneceu como a fonte de receita mais significativa da Microsoft, mesmo depois que a empresa começou a introduzir sua própria GUI na forma de MS-Windows.

A evolução de um Sistema Operacional

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ Go Tech

De muitas maneiras, o MS-DOS estabeleceu as bases para o sucesso contínuo da Microsoft e, ao longo dos anos, continuou sendo um foco de pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma, de 1981 a 1997, ele passaria por várias revisões e aprimoramentos, resultando em várias iterações diferentes. Cada nova versão do MS-DOS construída sobre seu antecessor, evoluindo para atender às demandas de usuários leigos e programadores profissionais.

As primeiras revisões do MS-DOS abordaram a necessidade de unidades de disco rígido maiores, com suporte para vários diretórios, redes e caracteres externos e estendidos. Além disso, as iterações posteriores trariam suporte para várias partições de HDD, compactação e fragmentação de disco, gerenciamento de memória aprimorado e melhorias nas funções de edição de texto do SO. 

Por outro lado, as versões finais, MS-DOS 7.0 e 7.1, foram revisadas para integração com o mais novo SO da Microsoft, o Windows 95. O MS-DOS 7 eliminou diversos utilitários redundantes incluídos no SO Windows 95 e trouxe suporte para nomes de arquivo longos e o sistema de arquivos FAT32.

A Microsoft não usa mais o MS-DOS em nenhuma de suas iterações em seus SO primários, embora o Windows 2000 e o Windows XP contenham uma camada de emulação que permite a execução de programas MS-DOS, proporcionando assim compatibilidade com versões anteriores de software de estilo antigo.

Clones e Imitações

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! - Foto: Reprodução/ TM
MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ TM

Com o passar dos anos, o sucesso do MS-DOS inspirou vários imitadores, e muitos dos chamados “clones” do SO foram lançados por desenvolvedores de software independentes e entusiastas da computação. Dessa forma, alguns dos imitadores mais notáveis ??incluem o DR-DOS, OpenDOS e FreeDOS. Muitos dos sistemas foram desenvolvidos e lançados como uma resposta direta ao anúncio da Microsoft de que estavam interrompendo o desenvolvimento do MS-DOS e não estariam mais dando suporte ao sistema com atualizações e revisões regulares.

De qualquer maneira, o mais bem-sucedido desses clones foi o FreeDOS.  Desenvolvido por Jim Hall em 1994, o FreeDOS é enxuto, robusto e oferece algumas melhorias em relação ao seu SO pai. Portanto, ele funciona em hardware legado, sistemas embarcados e inclui vários acréscimos à estrutura de comando não encontrados no próprio MS-DOS.

O Futuro do MS-DOS

MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! - Foto: Reprodução/ TM
MS DOS: conheça o primeiro SO da Microsoft! – Foto: Reprodução/ TM

Embora a última iteração do MS-DOS tenha sido lançada em 1997, o próprio SO ainda forma uma grande parte do cenário da computação moderna. Muitas empresas e programadores independentes ainda dependem do DOS para muitos apps integrados. O DOS sobrevive, em grande parte, pois é um sistema operacional altamente compacto e eficiente que apresenta um bom desempenho com o mínimo de manutenção necessária. Com os avanços contínuos em hardware (especificamente memórias maiores e CPUs mais rápidas), o MS-DOS e seus clones ainda têm muito a oferecer. Além disso, desenvolvimentos por amadores e programadores independentes como Jim Hall estão introduzindo novos e melhores utilitários e apps para o sistema, apesar do próprio desinteresse da Microsoft.

Perguntas Frequentes

O que é o MS-DOS e para que serve?

O MS-DOS (abreviação de Microsoft Disk Operating System) é um SO de linha de comando não gráfico de tarefa única e usuário único.  Originalmente desenvolvido para uso com a primeira linha de PCs pessoais domésticos da IBM, o MS-DOS é um dos sistemas operacionais (SO) mais bem-sucedidos de seu tipo. 

O que é o sistema operacional DOS?

O DOS, sigla para Disk Operating System ou SO em disco é um acrónimo para vários sistemas operativos intimamente relacionados. Além disso, eles dominaram o mercado para compatíveis IBM PC entre 1981 e 1995. Caso incluirmos as versões de Microsoft Windows parcialmente baseadas em DOS, podemos aumentar esse domínio para até o início dos anos 2000.

Gostou? O que achou? Faltou alguma coisa? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!