Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ano passado muita gente estranhou o fato da Microsoft estar trabalhando de perto com o pessoal da Cyanogen. Para quem não sabe, a Cyanogen é uma empresa que criou a ROM customizada para o Android mais popular de todos os tempos. Na verdade, a ROM era tão popular que os criadores da empresa resolveram criar seu próprio sistema operacional baseado no Android, e para este deram o nome de Cyanogen OS.

O OnePlus One é um bom exemplo de smartphone que faz uso do Cyanogen OS, e ele fez muito sucesso em seu lançamento. A novidade da vez são os MOD do Cyanogen OS.

OnePlus com Cyanogen OS

OnePlus com Cyanogen OS

Anunciada durante a MWC 2016, a nova plataforma MOD permite fazer uma integração profunda de serviços no Cyanogen OS. Desenvolvedores terão APIs para criar essas experiências nativas, e advinha que foi uma das primeiras e principais empresas a investir na onda? Sim! A Microsoft.

De uma forma bem simples, os MOD permitirão que empresas e desenvolvedores integrem seus APPs ao Cyanogen OS. Por exemplo: na nova versão do sistema é possível fazer uma chamada via Skpe direto pelo APP de Telefone; o usuário pode invocar Cortana a qualquer momento e em qualquer tela usando o comando “Ei, Cortana”, da mesma forma como acontece no Windows Phone 8.1 e Windows 10; ou ainda pode usar os recursos de APPs como o Hyperlapse direto do APP da Câmera, tudo de forma integrada. Veja no vídeo abaixo:

httpss://www.youtube.com/watch?v=Yo93KcPJhwQ

Se é que você ainda não percebeu, a semelhança com o Windows Phone é enorme. Quem introduziu esse conceito de integração nativa por meio de APPs, mesmo que de terceiros, foi a Microsoft com o WP8, e agora o Cyanogen OS vai oferecer o mesmo. A Microsoft vai aproveitar isso para expandir ainda mais os horizontes de seus serviços.

Não pense que só a Microsoft achou tudo isso uma boa oportunidade, o pessoal do TrueCaller adorou a possibilidade de bloquear chamadas do tipo spam direto do APP de Telefone sem a interferência do usuário. O Instagram também entrou nessa é será possível visualizar fotos da rede social na tela de bloqueio do sistema, tudo de forma integrada por meio desses MOD. Se assim desejar, o usuário pode deletar as aplicações por trás dessas integrações para eliminar essas funcionalidades.

Alguém pode perguntar: não estaria a Microsoft matando seu próprio sistema operacional com atitudes assim? Sim e não.

Sim! Porque muita gente pode preferir migrar para o Cyanogen OS ou mesmo para o Android e iOS onde os serviços da Microsoft também estão presentes. Na verdade, essa é a justificativa para muitos abandonarem a plataforma, contudo, vale notar que a intensão da MS nunca foi dominar o mercado de dispositivo móveis, então, seu S.O. proprietário tem um papel fundamental, mas no que concerne em todo o ecossistema deles em torno do Windows 10. Sendo assim, a vantagem de usar o Windows 10 Mobile é manter tudo dentro de casa, aproveitando atualizações e serviços integrados e seguros.

Cyanogen OS

Não! Porque os serviços listados acima são na verdade multiplataforma e a ideia sempre foi e sempre será expandi-los até o infinito. Office, OneNote, Outlook, Skype, estão muito além do Windows Phone ou mesmo do próprio Windows. Então, entenda de uma vez por todas que a Microsoft é de fato e verdade uma empresa de software e não essencialmente de hardware. Seu foco é software e de vez em quando ela produz seu próprio hardware para mostrar a melhor forma de fazê-lo.

Mas, talvez o principal resultado dessa parceria com a Cyanogen passa longe de ser algo envolvendo apenas APPs e serviços. Muitos acreditam que a intenção mesmo da MS com isso é minar o crescimento do Android oferecendo um concorrente que saiu de suas próprias entranhas.

Ao beneficiar o Cyanogen OS, criado por pessoas que declaradamente querem tomar o trono do Android, a Microsoft pode “matar” o OS do robozinho verde que é produzido e distribuído por sua rival, a Google. Dessa forma, ela abrirá espaço não só para o seu Windows 10, como também para outras oportunidades, afinal, o monopólio atual do Android não é nem um pouco saudável para o mercado.

Em que você acredita?

windows 10 devices full

Fontes: gizmodo e the verge