Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft tentou competir com o Android no segmento móvel por longos anos e, não é novidade para ninguém que, o Windows Phone (Mobile), foi a mais recente tentativa. Com ele, a gigante de Redmond lutou alguns anos no mercado antes de ajustar as velas e mudar seu rumo. Hoje, um dos focos da Microsoft é impulsionar seus serviços em vários dispositivos e diversas plataformas, o que vem surtindo muito efeito.

A Microsoft também vem realizando um ótimo trabalho na otimização do Windows para dispositivos ARM. Graças a essa versão específica do Windows e uma parceria com a Qualcomm, futuramente, poderemos utilizar novos laptops mais versáteis em uma rede ultra rápida conectados via 5G /4G (confira a matéria, clicando aqui). Mas e os antigos smartphones com Windows Mobile? Bom, esses recusam-se a morrer graças ao esforço da comunidade de desenvolvedores que também vêm utilizando essa versão do Windows on ARM para ressuscita-los.

Esses desenvolvedores descobriram maneiras de fazer com que o mais recente SO da gigante de Redmond seja executado em smartphones mais antigos, isso ocorreu há cerca de um ano. Recentemente, um grupo de desenvolvedores do WOA-Project lançou um software que permite aos usuários instalar o Windows 10 em um Nokia Lumia 950 XL com proteção do SecureBoot em menos de 5 minutos. Para complementar esses esforços, o desenvolvedor ADeltaX lançou um shell personalizado, apropriadamente intitulado Mobile Shell, para permitir que você execute o Windows 10 no ARM com uma interface mais semelhante ao Windows Phone. O ADeltaX manipulou alguns elementos da interface do usuário para torná-la mais amigável ao toque, muito útil para smartphones com telas menores que as de um laptop.

 

Embora seja uma conquista notável, o Mobile Shell ainda é um trabalho que está em andamento. Estão faltando recursos importantes, como rotação de tela e alteração de resolução, por exemplo. Podemos dizer que o Mobile Shell é um exemplo claro de tudo aquilo que os fãs de smartphones Nokia e da plataforma móvel da Microsoft sempre sonharam que seria a unificação de plataformas (Windows Phone, Windows 10 e Xbox) caso a Microsoft tivesse decidido fundir o Windows 10 e o Windows Mobile em vez de simplesmente abandonar totalmente o último.

Sería a chave do sucesso? Talvez! Pode-se dizer que, seria algo bem mais satisfatório a todos que já utilizavam um smartphone com Windows embarcado, já que essa havia sido a proposta da gigante de Redmond com a UWP. Para o consolo de muitos, hoje temos essa opção de Windows on ARM que posibilita a utilização de uma versão desktop do Windows 10 em dispositivos suportados (por hora, somente os Lumia 950 / 950 XL).

Confira a seguir um Lumia 950 XL rodando o Windows 10 on ARM e recebendo uma chamada (uma das vitórias da comunidade de desenvolvedores):

Caso você possua um destes dispositivos e tenha interesse em experimentar o Mobile Shell, poderá encontrá-lo no GitHub, como também, uma alternativa, disponível na Microsoft Store.

Fonte: xda-developers