Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O MIUI continua sendo um dos “skins” Android mais populares do mundo, com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. No entanto, a Xiaomi, como fabricante número um de celulares na Índia, apresenta mais de 100 milhões de usuários de MIUI somente na Índia, e nos últimos anos o fabricante chinês fez progressos decentes na otimização da aparência para uma audiência global. Além disso, a empresa lançou recentemente a versão beta do MIUI 12.

Veja também o patinete elétrico da Xiaomi!

O MIUI 11 foi introduzido em outubro de 2019 e, apenas seis meses depois, a Xiaomi lançou o MIUI 12. A atualização já está disponível na China e fará o seu caminho para a construção global do MIUI a partir de 19 de maio. Mesmo tendo apenas seis meses após o lançamento do MIUI 11, a Xiaomi conseguiu adicionar uma série de novos recursos ao MIUI 12 para destacá-lo. É claro, ao usar a ROM, que a Xiaomi concentrou sua atenção na otimização e aprimorou a aparência geral da interface do usuário. Como resultado, as animações são mais suaves, os elementos visuais são mais modernos e a interface como um todo parece muito mais coesa.

Como a compilação é limitada ao mercado chinês, existem algumas configurações que podem não se traduzir na compilação global. Dessa forma, ele fornece uma visão decente de todos os novos recursos, portanto, sem mais delongas, vamos dar uma olhada em tudo o que há de novo no MIUI 12.

A Privacidade recebe uma grande revisão

Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

A Xiaomi recebeu muitas críticas por coletar dados do navegador, mesmo no modo de navegação anônima , e o fabricante agora está lançando uma alternância no navegador para permitir que os usuários optem pela exclusão da coleta de dados. Além disso, o próprio MIUI está recebendo uma série de correções necessárias de privacidade e segurança que facilitam a visualização de quais aplicativos têm acesso a permissões.

A seção de privacidade possui duas guias: Estatísticas e Gerenciar. A Estatísticas fornece uma visão geral de todos os aplicativos que acessaram as principais permissões para esse dia e incluem dados de localização, contatos, histórico de chamadas, gravação de áudio e armazenamento. Você também pode pressionar o botão Todos os aplicativos para obter uma visão detalhada de todos os aplicativos que você abriu ou daqueles que foram autorizados a iniciar automaticamente em segundo plano. Por outro lado, a guia Gerenciar mostra todos os aplicativos que têm acesso a uma permissão específica.

Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

O recurso oferece uma conta abrangente de todo o comportamento do aplicativo no seu telefone e é uma maneira fantástica de ver quantos aplicativos acessaram as principais permissões. Como sempre, você obtém acesso granular quando se trata de permitir o acesso com permissão a aplicativos individuais e também pode configurar alertas para que, sempre que um aplicativo acesse sua localização, tire uma foto ou grave áudio, receba uma notificação na Barra de status.

A Xiaomi também está adicionando opções de compartilhamento seguras para fotos, com a capacidade de remover automaticamente o local das imagens. Há também uma marca d’água de “Compartilhamento seguro” que aparece quando você compartilha fotos no WeChat. É provável que esse recurso em particular não apareça nas versões globais.

Diga “olá” ao Centro de Controle

Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Uma das novas alterações de interface do usuário no MIUI 12 é a adição de um novo Centro de Controle. Como você deve ter adivinhado pelo nome, é muito parecido com o modo como o Centro de Controle funciona no iOS. Você desce de qualquer lugar da tela inicial e obtém uma grade de alternâncias, controle deslizante de brilho e opções para alternar dados de Wi-Fi, Bluetooth e celular.

O design e a usabilidade são idênticos ao iOS, mas pelo menos aqui você tem a opção de alterar o layout dos blocos de configurações rápidas. Como ocupa muito espaço, as notificações agora estão agrupadas em seu próprio painel. Um puxar para baixo da parte superior da tela agora mostra a sombra da notificação. Dito isto, é conveniente acessar o Centro de Controle, pois basta um gesto suspenso de qualquer lugar na tela inicial para acessar as notificações.

A melhor parte disso é que, se você não é fã do novo estilo, pode facilmente mudar de volta para o layout antigo do MIUI 11 a partir das configurações. Por fim, quanto às notificações recebidas, você pode escolher entre o sistema MIUI padrão ou mudar para o método prescrito pelo Google.

Papéis de parede que estão fora deste mundo

Tela de bloqueio do MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Um novo recurso interessante do MIUI 12 são os papéis de parede dinâmicos. Dessa forma, pense neles como os papéis de parede animados que você obtém com o aplicativo Wallpapers do Google, mas mais dinâmicos. Você pode escolher entre as imagens da Terra e Marte para os fundos ao vivo, e toda vez que você ativa a tela, há uma animação em turbilhão do planeta correspondente.

É um efeito muito legal e torna o desbloqueio do telefone muito mais especial. Além disso, há uma animação semelhante quando você passa da tela de bloqueio para a tela inicial, com o fundo mudando para a visualização no nível do terreno. Dessa forma, essa é uma das melhores mudanças do MIUI 12.

Finalmente há uma gaveta de aplicativos

Gaveta MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Uma crítica contínua ao MIUI era que ele não apresentava uma gaveta de aplicativos. Com mais e mais fabricantes chineses introduzindo uma gaveta de aplicativos em suas capas, a Xiaomi foi a exceção. Mas não é mais esse o caso, porque o MIUI 12 finalmente oferece uma gaveta de aplicativos. Dessa forma, basta ir em Configurações -> Tela inicial -> Tela inicial para configurar a gaveta do aplicativo.

Gaveta Miui 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

A gaveta tem muitas semelhanças com o POCO Launcher, incluindo categorias de aplicativos que classificam os aplicativos automaticamente em várias categorias. Além disso, você também recebe sugestões de aplicativos na parte superior, uma barra de pesquisa na parte inferior e pode configurar categorias personalizadas. Há também a opção de alterar a transparência do plano de fundo.

Você vai adorar todas as novas animações

Animação de armazenamento MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Sobre o tema das animações, existem muitas animações pequenas e inteligentes em toda a interface. Os pacotes de ícones incluídos nos temas MIUI padrão apresentam um design mais limpo, há novas animações do sistema e as transições quando você fecha um aplicativo para ir para a tela inicial também são novas. Além disso, todas as animações são limpas e modernas, e tornam a interface muito mais interativa e divertida.

A seção de armazenamento nas configurações do telefone é exibida como um cilindro com discos multicoloridos destacando várias categorias, e o cilindro é preenchido para mostrar a quantidade de armazenamento restante. Dessa forma, há uma barra de bateria que mostra dinamicamente o nível de carga restante quando você vai para a seção da bateria, e os gráficos de uso da bateria também são animados.

Novos gestos de navegação baseados no Android 10

Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Com o MIUI 12, a Xiaomi está adotando os gestos de navegação semelhantes ao Google para o Android 10. Portanto, há um gesto de volta quando você desliza pelas bordas esquerda ou direita da tela, é necessário deslizar para cima da parte inferior da tela para ir para a interface inicial. Além disso, deslize para cima e mantenha pressionado a partir da parte inferior para abrir o painel de visão geral.

Você também tem a opção de alternar rapidamente entre aplicativos com um gesto de deslizar para a esquerda ou direita na parte inferior da tela. Os gestos devem ser familiares se você tiver usado outro dispositivo com o Android 10, e é claro que o Google está preparando as bases para a navegação unificada por gestos entre os fabricantes. Isso é bom, porque, independentemente do telefone que você pegar, você terá o mesmo conjunto de gestos de navegação.

Faça mais com janelas flutuantes

Janela flutuante MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Um novo recurso do MIUI 12 são as janelas flutuantes, semelhante ao que você obtém nos telefones Samsung. Dessa forma, você pode dimensionar um aplicativo para caber em uma parte da tela, e a melhor parte disso é que a janela flutuante aparece sobre outros aplicativos. Isso é particularmente bom para cálculos, e o fato de você poder redimensionar as janelas de acordo com as suas necessidades o torna muito mais útil.

Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

Você pode iniciar uma janela flutuante no botão Janelas flutuantes que está localizado no painel de visão geral. Dessa forma, você verá uma lista de aplicativos qualificados e poderá dimensioná-lo de acordo com as suas necessidades e colocá-lo onde quiser na tela. Para sair de uma janela flutuante, basta limpar o aplicativo no painel de visão geral.

O modo escuro é revisado e há uma nova fonte

Página de configurações do MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

A página de configurações não parece tão desorganizada, e isso é graças a uma nova fonte do sistema e rótulos de texto maiores para os menus. Portanto, você pode ver a diferença do MIUI 11 (o telefone à esquerda) para o MIUI 12. A fonte é melhor para facilitar a leitura e o design arredondado também parece mais moderno.

O modo escuro também está recebendo uma atualização e agora você pode colocar aplicativos individuais na lista de permissões que podem não funcionar bem no modo escuro. Além disso, a opção de agendamento está de volta e também há uma alternância para ajustar o contraste automaticamente com base nos níveis de brilho.

O Mi Share é o único serviço de transferência de arquivos que você vai precisar

Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

A Xiaomi juntou-se à OPPO e à Vivo para criar um serviço unificado de compartilhamento de arquivos. Os resultados dessa colaboração são evidentes no Mi Share.

O Mi Share é inserido nas configurações e você poderá acessá-lo em Configurações -> Conexão e compartilhamento -> Mi Share. Há também um bloco Mi Share na barra de notificação para facilitar o acesso ao recurso. O Mi Share agora mostra que você pode compartilhar arquivos entre telefones e notebooks Xiaomi, incluindo a série Mi Notebook, RedmiBook e também para telefones OPPO, Vivo e Realme.

Miui 12 Mi Share
Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

Dessa forma, compartilhar se tornou uma tarefa muito simples. Basta selecionar a foto, documento ou qualquer outro arquivo que você deseja enviar e você verá um recuo do Mi Share que procurará automaticamente outros dispositivos nas proximidades. Assim que encontrar um dispositivo qualificado, você o verá destacado na página e poderá compartilhar arquivos com facilidade.

É uma maneira perfeita de transferir arquivos entre dispositivos, e o fato de funcionar em todos os telefones OPPO, Vivo, Xiaomi e Realme é um grande negócio.

Um ótimo gerenciador de arquivos fica ainda melhor

Gerenciador de arquivos MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

O Gerenciador de Arquivos interno do MIUI é um dos melhores, e está recebendo alguns novos recursos do MIUI 12. Dessa forma, há uma nova interface que facilita a visualização de arquivos recentes, e o layout da grade possui ícones modernos para pastas. Mas a mudança de chave aqui é uma opção de classificação que permite organizar pastas por nome, tamanho ou data de criação.

Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

Como a gaveta do aplicativo, o gerenciador de arquivos classifica automaticamente os arquivos em várias categorias. Existem documentos, vídeos, imagens, músicas e muito mais. O recurso de pesquisa permite que você encontre arquivos com facilidade Além disso, há um servidor FTP embutido para transferir arquivos.

Use seu telefone menos com o Modo de foco

Modo de Foco MIUI 12
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Como todos os outros fabricantes, a Xiaomi está adicionando controles para conter o vício em smartphones. O MIUI 11 tinha o painel Digital Wellbeing padrão do Google, mas no MIUI 12 a Xiaomi está oferecendo sua própria opinião sobre o recurso. Portanto, como em todo o resto da interface, existem animações e gráficos de uso aprimorados que fornecem uma visão geral da quantidade de tempo que você usou o telefone, dividido em incrementos diários e semanais.

Além disso, há a opção de definir um limite de tempo diário para a tela, e você pode ver o número de vezes que desbloqueou o telefone e configurar notificações para uso ininterrupto.

Conheça o Miui 12 – Fonte: Android Central

Mas o principal destaque aqui é o Modo de Foco, que permite fazer uma pausa no uso do telefone. O recurso é idêntico ao modo Zen no OxygenOS e, quando ativado, você não poderá usar nenhum recurso no seu telefone além da câmera e do discador. Os limites de tempo padrão são 30, 60 e 90 minutos, e você também pode definir um tempo personalizado.

Rastreamento de atividades fácil com o Xiaomi Health

MIUI 12: Saiba tudo sobre a interface da Xiaomi
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

O MIUI 12 já tinha um contador de atividades embutido e agora está recebendo rastreamento automático para escadas, ciclismo, corrida e outras formas de atividade. Mais interessante, também está recebendo um rastreador de qualidade do sono que mede o tempo e a qualidade do seu sono. Dessa forma, ele faz isso gravando os sons que você faz à noite (o recurso grava o áudio em segundo plano). Agora, se isso lhe deixa desconfortável (porque deveria), você sempre pode desativar o recurso.

Para usuários chineses: deixe a IA da Xiaomi atender suas chamadas

MIUI 12 XiaoAI
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

O XiaoAI da Xiaomi é limitado à China e, no MIUI 12, está recebendo a capacidade de fazer chamadas em seu nome. Além disso, o recurso também transcreve automaticamente as chamadas (semelhante à Live Caption em outros telefones Android) e permite escolher respostas sugeridas durante uma conversa.

Muito mais por vir

MIUI logo
Conheça o Miui 12 – Fonte: Harish Jonnalagadda / Android Central

Essa foi apenas uma olhada antecipada em todos os novos recursos do MIUI 12. A versão beta entrou em operação para usuários globais no dia 19 de maio, e a Xiaomi mencionou que começará a lançar a atualização estável para usuários na China a partir de junho. Obviamente, a versão estável da ROM MIUI 12 global estará disponível apenas alguns meses depois.

O MIUI 12 tem muito a oferecer, principalmente em relação à privacidade e segurança de dados. As mudanças visuais fazem com que a interface pareça muito mais moderna, e a interface do usuário finalmente se torna coesa. A versão beta ainda é muito complicada, e eu ainda não recomendaria que alguém a instalasse em seus drivers diários. Mas com a construção global programada para chegar em breve, você não precisará esperar muito para colocar as mãos no MIUI 12. Portanto, vale a pena esperar.

Fonte: Android Central

Gostou? Já utilizou algum celular da Xiaomi? O que você espera do MIUI 12? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!