Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

De fato e verdade, milhares de usuários do Windows Phone já migraram para o Android ou mesmo para o iOS, porém, muita gente ainda usa algum aparelho com Windows Phone ou Windows 10 Mobile no seu dia a dia como seu aparelho principal, como por exemplo, eu. Tem só alguns meses que adquiri um Alcatel IDOL 4S com Windows 10, já que, infelizmente, meu Lumia 650 foi roubado… então, além de virar mais uma estatística para o vasto mapa da criminalidade no Brasil, tive que enfrentar um dilema: comprar um novo smartphone com Windows ou partir para o Android e iOS?

Antes de responder o porquê comprei um novo aparelho com Windows 10, é bom deixar bem claro que não estou querendo incentivar ninguém a comprar qualquer coisa. Estou apenas descrevendo uma experiência de uso pessoal, além do que, eu também tenho em casa outro aparelho secundário com Android. A questão de comprar ou não um smartphone com Windows 10 nos dias de hoje, ou mesmo manter seu atual aparelho com o S.O. da Microsoft, é algo muito pessoal. Vai das suas necessidades pessoais e profissionais.

Eu comprei o Alcatel e esses são os três principais motivos: o primeiro deles é que continuo preferindo o Windows ao Android. iOS nem cogito pelo preço. Não gosto da interface do Android e da polêmica que é para conseguir atualizar seu aparelho para as versões mais atuais do S.O.; o segundo motivo foi para continuar trazendo informações rápidas, precisas e de qualidade para os leitores do Windows Team, e seria bem complicado fazer isso usando como o telefone principal um Android; escolhi o modelo da Alcatel pelo seu hardware mais moderno e porque é quase impossível comprar um Lumia 950 por um bom preço pelo mundo a fora.

Dito os motivos, agora vou listar os pros e os contras desse modelo em específico e ainda sobre como é a experiência de usar um smartphone com Windows 10 em 2017, mas antes, as configurações do aparelho…

CategoriaCaracterísticas
CPUSnapdragon 820 | Quad-Core CPU @2.15 GHz
DisplayFHD de 5,5 polegadas AMOLED Dragontrail 2,5 D vidro visão de 180 graus
Memória64GB ROM 4GB de RAM MicroSD
Câmera21 MP traseira 8 MP Frontal Botão de câmera dedicado Flash traseiro Dual-toneFlash frontal de LED
Vídeo4K @ 30FPS 1080p @ 60fps
Bateria3.000 mAh Quick Charge 2.0 420Hrs Standby 15Hrs Talk
ContinuumSim
VRSim
Windows HelloSim (impressão digital)
ÁudioAlto-falantes duplos com alta fidelidade de som surround
Dimensões153.9 x 75,4 x 6,99 milímetros
Dados4G LTE T-Mobile estendida range LTE
Banda 3G/4GI, II, IV, V
Bandas LTE1, 2, 3, 4, 5, 7, 12, 20
Voz HDSim
VoLTESim
Wi-Fi802.11 a/b/g/n/ac Wi-Fi Calling 1.0
BluetoothBT 4.1 A2DP, OPP, HFP, AVRCP, PBAP

Pros…

O aparelho é simplesmente lindo. Digo sem pensar duas vezes que é o smartphone com Windows mais bonito que já tive em minha mãos. Sua traseira em vidro é linda, as bordas metalizadas e sua tela que é ligeiramente curva nas bordas, dá uma sensação de dispositivo Premium de verdade. Se alguém ai ainda tem alguma discriminação quanto a Alcatel, por favor, desapegue desse sentimento, pois a Alcatel sabe fazer coisas boas também. Peso e espessura na medida certa…

O IDOL 4S é muito rápido. Realizar qualquer tarefa no IDOL 4S é muito tranquilo. Não é pra menos, afinal, ele vem com um Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM. Ele responde muito bem a praticamente tudo que lhe é solicitado. Claro que alguns APPs mal desenvolvidos ou que estão há anos sem atualizações podem não funcionar como o esperado, como é o caso do Facebook, porém, isto não é culpa nem da Alcatel nem da Microsoft, mas sim, do DEV ou empresa responsável pela aplicação.

Suas câmeras são excelentes. A traseira tem um sensor de 21MP com led flash que cumpre com o prometido de entregar boas fotos num ambiente bem iluminado, porém, a noite, com pouca luz, uma lente melhor seria muito bem vinda. A frontal tem 8MP com uma grande lente angular que tirar selfies de excelente qualidade, especialmente porque o IDOL 4S vai na contra-mão do mercado ao oferecer um botão de shot físico. Além disso, para a minha surpresa, a câmera frontal ainda conta uma ajudinha extra, que é um pequeno led flash para selfies noturnas. Funciona muito bem. A captura com HDR e os vídeos em câmera lenta também entregam bons resultados. A seguir exemplos de capturas em diversos cenários (tive que reduzir um pouco o tamanho dada a resolução):

O carregamento rápido é realmente rápido. Carrega rapidinho. A porta é USB Type-C, portanto, cuidado com o carregador original, porque encontrar por ai um cabo compatível (de boa qualidade) ainda é um trabalho árduo.

A tela é de excelente qualidade. O brilho, saturação e resistência da tela do IDOL são muito bons. Como estamos falando de uma tela Full HD de 5,5 polegadas, tudo fica bem bonito na tela. Pra completar o pacote, ela vem com uma proteção contra riscos, porém, não é famosa Gorilla Glass, mas sim, uma concorrente. Ela se chama Asahi Dragontrail Glass.

O IDOL 4S original vem com alguns acessórios extras que funcionam muito bem também, sendo assim, parabéns a Alcatel pelos acessórios VR que vem na caixa. Tal como o smartphone em si, os óculos são muito bem construídos, muito bem embalados e funcionam sem requerer grande conhecimento do usuário. Tudo o que você precisa para usar esse acessório vem na caixa, que é bem grande.

O sensor de digitais funciona muito bem com o Windows Hello. Basta alguns minutos configurando o sensor biométrico que seus problemas com senhas e PINs estará sanado. O Sensor na traseira é pequeno, porém, funciona muito bem.

O speakers externos do aparelho são um show a parte. São 2, em cima e em baixo dos dois lados do aparelho, mas dá a sensação de ter 4 speackers, pois, o som sai na frente e na traseira do aparelho, na parte de baixo e em cima também. Assistir vídeos ou escutar música em alto e bom som não vai lhe custar nenhum centavo a mais com caixa de som extras.

O Continuum funciona perfeitamente. Não tenho uma Dock Station, porém, minha TV tem Miracast, então, sincronizei sem qualquer dificuldade e posso dizer que é muito bem feita essa funcionalidade.

Contras…

O acabamento é premium, porém, como todo aparelho com bordas metálicas e traseira em vidro, recomendo evitar qualquer queda no gadget. Como eu tenho dois filhos pequenos, infelizmente as quedas foram inevitáveis. O coitado já caiu umas 4 vezes, porém, graças a Deus não quebrou nada. Como falei no começo, a construção é Premium, no entanto, as quedas deixaram suas marcas nas bordas de metal que amassam com facilidade.

Nesse dia ele caiu sem a capa 🙁

A bateria de 3000mAh tem uma boa capacidade, porém, o telefone descarrega com certa velocidade. Não é algo alarmante, mas com uso intenso ele aguentou comigo por 14h. No uso moderado saio de casa com ele em 98% e no final da noite está em 12%.

As vezes a câmera exagera no balanço de branco. Dependendo da iluminação a câmera traseira tem dificuldade de manter o correto balanço de branco. Ainda sobra a câmera, eu achei o conjunto de lentes muito “saltado” para fora da carcaça do aparelho, podendo inclusive facilitar arranhões e amassados. Exemplo de captura ruim com o balanço de branco fora do ideal:

A qualidade dos aplicativos exclusivos é fraca. A Alcatel poderia ter caprichado mais no conteúdo exclusivo que vem com o aparelho que tem 64GB de memória interna. Em sua grande maioria são aplicações, jogos e vídeos voltados exclusivamente para a função de realidade virtual. Eles funcionam muito bem, mas ainda podem melhorar bastante.

Não tem como alterar o idioma do sistema para português. Infelizmente a Alcatel optou por disponibilizar uma pequena quantidade de idiomas para a linguagem base do telefone. Isso significa que o idioma do sistema tem que ficar em inglês ou em espanhol por exemplo. Você pode baixar o PT-BR para usar fala, teclado e região Brasil. Isso fará com que mais de 75% do telefone opere em nosso idioma, porém, o Phone Language em si, não. Então, Configurações, Tela Inicial, Menu de APPs, Central de Ações e alguns aplicativos que incorporam a linguagem do telefone, como o WhatsApp e Cortana por exemplo, só funcionarão em inglês ou outro idioma suportado. A maioria esmagadora dos APPs funcionam no nosso idioma normalmente.

A solução seria instalar uma ROM de outro aparelho, mas, não farei isso porque dá para usar tranquilamente

[Atualizado em 23/04/2018] Esse problema foi resolvido o WhatsApp Web já funciona neste aparelho. O WhatsApp Web não funciona com o Alcatel IDOL 4S. Contatei o suporte do WhatsApp, da Alcatel e da Microsoft e nenhum deles conseguiu descobrir o porquê do WhatsApp Web simplesmente não funcionar com o IDOL 4S com Windows 10. Prometeram investigar, porém, essa foi minha maior decepção com o aparelho, pois essa é uma ferramenta que necessito todos os dias e sempre usei sem problemas com todos os meus telefone Windows e Android.

A Alcatel resolveu retirar alguns configurações quando personalizou o Windows 10 Mobile. A Alcatel fez uma limpeza geral nas opções de configurações do IDOL 4S. Ela retirou coisas básicas, como o equalizador de áudio e vários opções do Menu Extras, então, isso foi chato e desnecessário.

Experiência de uso…

No dia a dia o IDOL 4S me atende muito bem, com respostas rápidas e confiáveis. As pessoas ainda me perguntam: que celular é esse? Por causa de sua beleza e do sistema diferentão. De uma forma geral vivo sem muitos transtornos com o aparelho, mesmo sabendo da baixa oferta ou ausência de algumas aplicações. Para minha sorte, os bancos que uso possuem aplicações funcionais na Microsoft Store. Restaurantes que costumo ir, como o Burguer King por exemplo, tem aplicações na loja. Jogos que meus filhos gostam, como Talking Tom e Angry Birds Epic estão lá também, então, como a grande maioria das pessoas, uso no máximo 10 APPs no dia a dia e esses me atendem bem, com exceção do WhatsApp, que até o momento ficou me devendo o WhatsApp Web.

Não há como negar que ao pegar meu Xiaomi Redmi Note 4X com Android 7.0 bate uma decepção com a Microsoft Store, já que a oferta de aplicações na Play Store beira o absurdo. É tanto APP útil e inútil que aja memória para colocar tudo o que você quer…. mas, como falei no parágrafo anterior, instalamos 50 APPs, mas só usamos no máximo 10 no dia a dia.

Enfim, estou usando o aparelho e vivo tranquilamente tirando boas fotos, usando o Windows Hello, navegando com velocidade e, é claro, com muita segurança. Vou usa-lo até onde for possível, contudo, quando o mesmo não me atender mais, dada a ausência de novos modelos com Windows no mercado, não vejo porque não migrar posteriormente para um modelo com Android, já que o iPhone é extremamente caro. Até um dia, quem sabe, ter novamente nas mãos um dispositivo portátil com Windows que me atenda por completo novamente. Até lá estou bem.

Para os mais curiosos esse meu aparelho foi comprado no Brasil mesmo na loja de um amigo que trabalha com o Mercado Livre. Eis aqui o link original. Deve ter mais pessoas vendendo por ai também.