Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Microsoft Word adicionou uma ferramenta que verifica plágios por meio do Microsoft Editor. O recurso que analisa pedaços do texto foi chamado de “Verificação de similaridade”. Ele te auxilia a criar escritos mais originais e tem o poder de achar de onde o trecho veio para que seja possível citar os autores.

A ferramenta será adicionada ao Microsoft Word do serviço Microsoft 365 EDU A3 e A5 em versões de teste adiantados. Ao solicitar o editor e selecionar o pedaço do texto, o recurso analisa o documento e notifica plágios acidentais de artigos publicados na rede. Além disso, também chega a porcentagem de originalidade do que foi digitado e recomenda a menção total dos trechos. Inclusive, faz a formatação com padrões norte-americanos.

Pode ser útil principalmente para docentes. Isso porque o recurso traz com praticidade a parte do texto que foi copiada de outros textos da internet. No entanto, os discentes também podem conferir por meio da análise o quão similar aquilo que escreveram é com outros textos. Dessa forma, impede constrangimento das duas partes.

“Ultimamente, houve várias mudanças relacionadas às noções sobre plágio e sobre como torna-lo um processo de aprendizado ao invés de uma armadilha. O fato dessa ferramenta encontrar similaridades durante a escrita é ótimo”, revelou um professor no post de divulgação do recurso.

Quando a ferramenta que verifica plágios ficará disponível em português e ABNT?

A última versão da ferramenta que verifica plágios deve ficar disponível para todos os assinantes do Microsoft 365 Home e Bussiness no próximo mês, julho. Não há notícias sobre a adição do recurso em português, nem mesmo quando será acrescentado padrão ABNT para as menções. A Microsoft também disponibilizou um tutorial completo da ferramenta.

O que achou da ferramenta que verifica plágios? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!