Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft parece ter percebido que promoveu mudanças em excesso no Skype de uns tempos pra cá, o que pode ter afastado um bom pedaço de seu público original. E não só isso… algumas das inovações parecem ter sido praticamente inúteis. Bem, o fato é que eles estão dando alguns passos para trás para fazer o Skype grande novamente.

Diga adeus para os “Destaques” do Skype

Sabe aquele opção “Destaques” do Skype? Bem, já era. A Microsoft atualizou o aplicativo e retirou tal função. Ela se assemelhava muito as funcionalidades como o My Story do Snapchat e o Stories do Instagram. Era por meio dela que usuários do Skype podiam postar suas histórias diversas, mas pelo visto eles voltaram as suas origens e deram um fim nessa função.

“As chamadas se tornaram mais difíceis de executar e os destaques não repercutiram na maioria dos usuários”, explica o diretor de design do Skype, Peter Skillman. “Precisamos dar um passo atrás e simplificar!”

Ficou mais do que claro que a ideia é simplificar o mensageiro, tal como sempre foi. As pessoas nunca entravam no Skype para postar status ou histórias, mas sim, para falar com amigos, familiares e amigos de trabalho sobre assuntos diversos, seja por meio de chats de mensagens, vídeo ou voz. De fato, nunca fez muito sentido aquela aba “Destaques”. Pessoalmente nunca usei…

“Nossa paixão por aproximar as pessoas por meio de experiências simples e perfeitas que “simplesmente funcionam” é a base do SkypeCom o passar do tempo, crescemos além de nossas origens de chamadas somente por voz, adicionando chamadas de vídeo, mensagens, chamadas com vídeo em grupo e uma ampla variedade de outros recursos e serviços.” Disse Skillman sobre o assunto.

O foco será esse: chamadas de voz (do tipo VOIP que incluem até números GSM por meio de créditos Skype), o clássico, chamadas de vídeos individuais ou em grupo e as mensagens de texto. Claro que existem outras funcionalidades, mas o foco serão essas.

Além da retirada dos “Destaques”, a mais recente versão do Skype trouxe:

Navegação simplificada – Eles estão focando nos fundamentos do motivo pelo qual a maioria das pessoas usam o Skype – para fazer uma chamada (geralmente com vídeo) e / ou enviar uma mensagem.

O novo modelo de navegação remove recursos redundantes e subutilizados que criavam confusão – o que torna muito mais fácil encontrar as pessoas com as quais você deseja conversar e contatá-las em um instante.

No celular, eles estão mudando para três botões na parte inferior do aplicativo: bate-papos, chamadas e contatos. A remoção dos Destaques e captura fornece uma interface de usuário (UI) mais limpa e mais eficiente, fácil de navegar, ao mesmo tempo em que fornece todas as funcionalidades que os clientes da Skype desejam.

(Nota: você poderá fazer o download de todos os seus Destaques que você postou até 30 de setembro de 2018.)

Para a versão Desktop do aplicativo eles estão fazendo uma conexão com o legado do Skype enquanto produzem um modelo de navegação que é familiar à nossa experiência móvel. Eles moveram os botões para Chats, Chamadas, Contatos e Notificações para o canto superior esquerdo da janela, facilitando a compreensão de usuários mais antigos do Skype.

Fácil de descobrir contatos, atualizados para simplificar – Dados da própria Microsoft sugerem que os Contatos não são um ponto de entrada altamente usado para a maioria dos clientes do Skype, mas aqueles que o usam acham um mecanismo “crítico” e de “segurança” para encontrar pessoas que poderiam ter sido esquecidos em uma longa lista de contatos.

Aparência moderna e “leve” – Seu conteúdo e o foco e foi pensando nisso que eles passaram a oferecer uma gama completa de expressões coloridas com temas claros e escuros, mas a ideia agora é diminuir o alcance visual dos gradientes, tando que eles estão reintroduzindo um tema azul simplificado do Skype chamado “Classic” – este foi bastante ajustado para oferecer um bom contraste e legibilidade.

Eles também reduziram alguns dos elementos mais decorativos, como notificações com uma forma de rabisco cortada – que não eram essenciais para fazer as coisas. O resultado é uma experiência mais elegante que traz o seu conteúdo para a frente.

Tudo isso foi feito em uma grande parceria entre engenheiros e clientes, tanto que daí surgir o novo Skype UserVoice, do qual falamos antes por aqui.

Não tenha dúvida que a ideia é dar a você exatamente o que você usar. E pelo jeito foi preciso dar alguns passos para traz para alinhar os ideias do aplicativo aos desejos de seus usuários.

Fonte: Skype