Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já pensou testar as compilações insider do Windows enquanto elas ainda estão dentro do ramo de desenvolvimento interno? Pois bem, Dona Sarkar, Chefe do Programa Windows Insider, afirmou ontem que tal possibilidade está a caminho por meio de uma nova categoria no programa Windows Insider que ficará dentro da opção Fast Ring. A princípio ele está sendo chamado de Skip Ahead.

Na prática, aqueles que optarem por usar o Skip Ahead poderão “pular” as atuais compilações, que neste momento remetem a Redstone 3, conhecida como Fall Creators Update, para a Redstone 4, ainda sem nome. Como a Redstone 4 ainda está em sua fase embrionária, sem dúvida a quantidade de bugs e erros será muito maior que os insiders já encaram ao optarem pelo modo Fast Ring, por exemplo.

Usando o novo modo Skip Ahead o insider terá acesso mais rápido a novas versões de aplicativos e também a funcionalidades do sistema.

Então, os modos do programa Windows Insider poderiam ser assim organizados:

  • Release Preview – versão mais próxima da estável que é liberada para o público em geral, recomendado para aqueles que tem pouca familiaridade com o sistema, mas que não quer abrir mão de ser um insider
  • Slow ring – Neste modo é possível acessar novidades rapidamente, porém, como ele só sai algum tempo depois do Fast Ring, o insider tem tempo para já acessar a nova versão do software com as soluções de bugs descobertos pelos que estão no Fast Ring.
  • Fast Ring – Este modo é um dos mais populares, pois, ele é o primeiro a ter acesso as versões mais recentes do software. Insiders desse modo sempre tem acesso antecipado a tudo e agora ele será dividido em dois grupos: rs3_release e rs_prerelease. O primeiro segue testando as compilações da Redstone 3 que é a próxima grande atualização, enquanto o segundo já pode começar a testar as novidades da Redstone 4 mesmo antes da finalização da Fall Creators Update (Redstone 3). Este segundo seria justamente o modo Skip Ahead. Recomendamos seu uso apenas em máquinas secundárias ou ainda em máquinas virtuais.

A ideia de liberar a Redstone 4 por meio do Skip Ahead é porque neste momento a Fall Creators Update (Redstone 3) já está em sua fase final de desenvolvimento, então, neste momento não há muito o que ajustar com relação a novidades no software, dessa forma, porque não antecipar os feedbacks da próxima grande atualização?

O modo Skip Ahead será muito bom, mas, não se empolgue muito ainda, pois, a novidade, por hora, só está disponível para um punhado de insiders selecionados. Além disso, ao que parece, o Skip Ahead é apenas uma subdivisão do modo Fast Ring, mas que dá acesso a versões do ramo de desenvolvimento do Windows.

O mais importante mesmo é que quanto mais cedo os insiders tem acesso a novas versões do sistema, menos bugs e erros serão liberados na versão final de estável que chega para o público em geral, tendo em vista que seus feedbacks poderão ser analisados antecipadamente.

Fonte: Windows Central