Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já imaginou perguntar a sua geladeira se ainda tem suco de maça e ela gentilmente responder que sim ou que não? E se ela pudesse fazer suas compras pela internet pra você usando apeans seus comandos de voz? Parece que coisa de filme de ficção científica, correto? mas, a Microsoft quer tornar isso uma realidade no nosso cotidiano, e para concretizar seu desejo eles estão trazendo Cortana para dispositivos IoT.

Dispositivo IoT são aparelhos do que chamamos de “internet das coisas”, do inglês, Internet of Things ou apenas IoT. Eles são dispositivos do nosso cotidiano que evoluíram ao ponto de se tornarem ainda mais funcionais e “inteligentes”. Tomemos como exemplo as novíssimas casas inteligentes que acendem as luzes quando seu dono chega, que pode ligar outros eletrônicos da casa por meio de comandos de voz, um carro que dirige sozinho, enfim, são coisas do nosso cotidiano que são munidas de um software e sensores que os deixam mais autônomos e mais “inteligentes”.

Hoje, já existe uma versão do Windows 10 voltada para esses dispositivos, e agora a Microsoft levará sua assistente pessoal e virtual também aos dispositivos IoT, o que será um grande passo para a automação de aparelhos desse tipo.

A Microsoft já está em contato com grandes fabricantes de eletrodomésticos, eletrônicos, aparelhos de automação doméstica e tudo mais, para que eles façam um uso profundo de Cortana. Até sua torradeira poderá ser comandada por Cortana.

Eles também anunciaram que permitirão que fabricantes explorem a função “far-field speech communications”, que na prática significa que será possível se comunicar com um aparelho a distância, até mesmo de um quarto para o outro ou por intermédio de um terceiro aparelho. A ideia deles é criar hardwares específicos para suportar as funcionalidades da Cortana e transformar a forma como enxergamos nossos aparelhos do cotidiano. Essa é mais uma novidade do Creators Update do Windows 10 que virá a público em 2017.

Fonte: The Verge e zdnet