Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em conjunto com o Visual Studio, a Xamarin fornece uma rica oferta de ferramentas de desenvolvimento para aplicações móveis que permite aos desenvolvedores criar APPs usando a linguagem de programação C# de modo que eles possam oferece experiências de APPs móveis totalmente nativas para todos os principais dispositivos e sistemas mobile do mercado, incluindo o iOS, o Android e o Windows.

A abordagem da Xamarin permite aos desenvolvedores tirar vantagem da produtividade e do poder do .NET para criar aplicativos móveis usando C# para escrever um conjunto completo de APIs nativas. Isso permite que os desenvolvedores compartilhem facilmente o mesmo código em seus aplicativos para o iOS, Android e Windows, enquanto ainda proporcionam experiências totalmente nativas para cada uma das plataformas.

Essa solução única da Xamarin tem alimentado o crescimento desse tipo de aplicação há mais de quatro anos, e hoje a Microsoft tem o orgulho de anunciar que assinou um acordo para comprar a Xamarin.

Da esquerda para a direita: Nat Friedman, CEO e co-fundador da Xamarin; Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft Cloud e Grupo de Empresas; e Miguel de Icaza, CTO e co-fundador da Xamarin.

Da esquerda para a direita: Nat Friedman, CEO e co-fundador da Xamarin; Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft Cloud e Grupo de Empresas; e Miguel de Icaza, CTO e co-fundador da Xamarin.

Através do Xamarin Test Cloud, todos os tipos de desenvolvedores mobile – C#, Objective-C, Java e hybrid app builders – também podem testar e melhorar a qualidade de seus aplicativos usando milhares de telefones e dispositivos hospedados em Nuvem. Xamarin foi recentemente considerada como sendo uma dos melhores startups para ajudar a administrar a Internet.

Faz tempo que a Microsoft e a Xamarin trabalham juntas, tanto que os seguintes serviços já funcionam de forma integrada com o Xamarin: Visual Studio, Microsoft Azure, Office 365 e o Enterprise Mobility Suite. Com a compra a Microsoft passará a contar com o maior e mais completo conjunto de ferramentas de desenvolvimento disponível na atualidade e que serve para todas as plataformas.

Por que isso é incrível?

A primeira grande inovação será o fato do Xbox One poder rodar aplicações Universais do Windows de forma plena e não apenas jogos. Isso mesmo, o mesmo Facebook que você baixar em seu PC ou smartphone com Windows 10 poderá ser instalado e usado em seu console com Windows 10 e assim por diante. Nada de versões “exclusivas”.

Além disso, o principal foco aqui é que a Microsoft tem nas mãos uma ferramenta capaz de proporcionar a criação de aplicações universais que ao mesmo tempo são multiplataforma. Isto é, a pessoa poderia criar um APP que funciona em todas as principais plataformas do mercado usando praticamente o mesmo código fonte, independente se ela é o iOS, Android ou Windows.

xamarin visual studio microsoft

Quer mais? tal universalização pode se estender até para dispositivos como os SmartWatchs, e certamente tudo isso poderá ser feito e desenvolvido dentro do Visual Studio da Microsoft, logo, os DEVs poderão, de uma só vez, criar um aplicativo para Windows 10, Android e iOS usando praticamente o mesmo código e a mesma linguagem de programação.

Esses são os primeiros detalhes do acordo, mais informações devem ser fornecidas durante a conferência BUILD 2016, evento da Microsoft focado em desenvolvedores que este ano acontecerá entre os dias 30 de março a 1º de abril em São Francisco -EUA. 

Fontes: Blog do Windows