Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Microsoft vai aposentar o Internet Explorer? Esta semana, muitos portais de imprensa do Brasil falaram sobre o fim do Internet Explorer. Afirmaram que sua “aposentadoria” foi comunicada pela Microsoft e que se tratava do momento de se despedir, uma vez que o navegador estava sendo encerrado. No entanto, isso é mentira! O navegador irá continuar em funcionamento e receberá updates de segurança juntamente com o Windows nos próximos anos.

Porque o Microsoft Edge é distribuído como um malware?

O que de fato ocorreu: a Microsoft comunicou que os serviços online de sua suíte de escritório Microsoft 365 (antes Office 365), não irão ter mais suporte ao Internet Explorer. O que inclui o Teams, SharePoint e Outlook. Ou seja, continuarão funcionando no navegador depois de agosto de 2021. No entanto, com menor qualidade ou há a possibilidade de nem mesmo carregar.

No anúncio, a Microsoft foi cautelosa ao explicar que “o IE 11 não vai desaparecer e os aplicativos e investimentos legados do IE 11 de nossos clientes continuarão a funcionar”.

Além disso, é importante lembrar que o novo Edge baseado no Chromium tem uma versão Internet Explorer com foco em companhias, das quais aplicações web mais clássicas possuem um dependência no antigo browser.

No entanto, isso não evitou que títulos como “Internet Explorer, que dominou web por duas décadas, chega ao fim”, “Microsoft anuncia a aposentadoria do Internet Explorer”, “Microsoft anuncia fim do Internet Explorer para agosto de 2021”, entre diversos outros.

Microsoft vai aposentar o Internet Explorer? Entenda
Microsoft vai aposentar o Internet Explorer? Entenda – Foto: Reprodução/TecnoBlog

Microsoft vai aposentar o Internet Explorer?

Por qual motivo o comunicado da Microsoft foi divulgado desta maneira? Em parte, porque isso prende mais a atenção dos usuários. Afinal, os textos num geral afirmam que apenas os serviços online do Microsoft 365 não irão mais funcionar no navegador.

Pessoalmente, a Microsoft também tem uma parcela de culpa nisso. Para falar que o Internet Explorer 11 irá continuar recebendo suporte, ela afirma que “o Internet Explorer 11 é um componente do sistema operacional Windows e segue a Política de Ciclo de Vida do produto no qual está instalado”.

Para diversas pessoas, é complicado entender o que isso quer dizer. O termo importante é “componente”: ou seja, o Internet Explorer continua com o mesmo cronograma de suporte que o Windows. “O suporte para um componente será encerrado na mesma data em que o suporte para o Windows for encerrado”, esclarece a companhia.

Na prática, isso quer dizer que o suporte do Internet Explorer 11 só irá encerrar quando esses modelos do Windows não receberem atualizações: Windows 10, Windows 8.1 Update, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2016 e posteriores.

O plano da Microsoft é continuar com o Windows 10 como a “última versão” do sistema operacional, com atualizações semestralmente. Enquanto isso ocorrer, o navegador continuar com suporte. Além disso, ele foi atualizado na última semana para consertar erros de segurança. Não há necessidade de despedidas até então.

O que você achou das notícias de que a Microsoft vai aposentar o Internet Explorer? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.