Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Natura e a Microsoft realizarão, nos dias 1º e 2 de abril, em São Paulo, um hackathon que reunirá profissionais com o objetivo de criar ideias e protótipos que ajudem a impulsionar a transformação digital da empresa de cosméticos. A maratona de inovação contará com a participação de mais de 100 pessoas, entre colaboradores das duas companhias e de startups que utilizam tecnologias da Microsoft no desenvolvimento de novas aplicações e serviços.

Serão 38 horas de programação e prototipagem para trazer inovações do mercado aos desafios de negócios da Natura, como aprofundar a sinergia entre a venda por relações e os canais digitais. “Esperamos que surjam soluções aplicáveis, que possam ser posteriormente executadas pela empresa e por parceiros”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de tecnologia digital da Natura.

 No primeiro dia do hackathon, executivos da Natura apresentarão alguns dos desafios de negócio da empresa. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos que trabalharão com foco em cada um dos temas. Os integrantes terão à sua disposição plataformas de desenvolvimento em nuvem e servidores da Microsoft, além de dados de negócio da Natura. A maratona continuará no segundo dia e, à noite, as equipes apresentarão seus protótipos para uma banca que elegerá os três melhores projetos.

 “A Microsoft e seus parceiros já conseguiram ajudar muitas empresas na sua transformação digital, agora chegou a vez de nos unirmos à Natura. Ficamos honrados em poder ajudar neste desafio de uma empresa que é orgulho para os brasileiros e que é conhecida globalmente por suas inovações. Temos certeza que a tecnologia desenvolvida neste hackathon vai impulsionar ainda mais os negócios da Natura”, afirma Alessandro Januzzi, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.

 A banca avaliadora será composta por Agenor Leão; Daniel Silveira, diretor de vendas da Natura no Brasil; Murillo Boccia, diretor de negócios digitais; Denise Coutinho, diretora da unidade global de perfumaria; e Caroline Vlerick, diretora de varejo da marca.

 Transformação digital na Natura

Atualmente, 99,6% dos pedidos das Consultoras Natura são captados digitalmente. Nos últimos anos, a empresa avançou em seu processo de transformação digital, com o lançamento de ferramentas que apoiam a modernização da venda direta e o desenvolvimento de novos canais on-line.

A empresa tem investido para evoluir os serviços oferecidos às consultoras e consumidoras por meio dos aplicativos para dispositivos móveis. O app Consultoria Natura, lançado em 2016, traz as principais funcionalidades para a atividade das consultoras, como acesso aos catálogos de produtos, treinamentos virtuais, ferramentas de apoio às vendas, pedidos de produtos e gestão das entregas aos clientes. No app Natura, o consumidor pode comprar produtos da marca, encontrar a consultora mais próxima, ter acesso a promoções exclusivas e conteúdos especiais com o uso da ferramenta de realidade aumentada.

Desde 2015, as consultoras também têm acesso a um pacote de serviços que inclui chip para celular, leitor de cartão de débito e crédito e aplicativo para pedir produtos, proporcionando inclusão digital e mobilidade. “Queremos contribuir para que nossas consultoras estejam cada vez mais conectadas, gerando impacto positivo não só sobre seus ganhos, mas também facilitando o acesso delas a melhores serviços e capacitações, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, diz Agenor Leão, vice-presidente de tecnologia digital da Natura.

Lançado com o modelo de franquias digitais no fim de 2014, o Rede Natura já se tornou uma das maiores plataformas on-line de comercialização de produtos de beleza do país. Desde abril de 2016, o site também vende diretamente ao consumidor final. No ano passado, dobrou de tamanho em relação a 2015, atingindo um faturamento de R$ 106,7 milhões.

O Rede Natura conta com mais de 100 mil Consultoras Natura Digitais, atendendo mais de 1,7 milhão de consumidoras cadastradas. As consultoras presenciais que passaram a atuar também no modelo on-line tiveram uma melhora em seus desempenhos. Elas registraram um aumento de produtividade de 8% na venda direta tradicional e de 14% nas suas vendas totais.

Fonte/Reprodução: Assessoria de imprensa da Microsoft Brasil