Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Parece que o Microsoft Teams está mesmo fazendo sucesso pelo mundo a fora, mais precisamente no mundo corporativo. O sucesso é tão grande que seu principal concorrente, o Slack, admitiu publicamente que o mensageiro da Microsoft passou a ser seu principal concorrente. Tal informação foi coletada de um relatório financeiro do Slack que conta suas perspectivas para o futuro.

Resultado de imagem para slack vs microsoft teams

Segundo dados recentes, o Teams já é usado por mais de 500.000 empresas em todo o mundo, ou seja, milhares de usuários já usam o mensageiro em suas organizações. Até empresas públicas tem usado.

Mas, o que é o Teams?

Lançado em 2017, ele é um hub voltado para produtividade com foco na comunicação entre os membros de uma determinada equipe. Se for fora de uma empresa, poderia ser um grupo de família, amigos, colegas de classe e por ai vai. Dentro de uma organização poderia ser um grupo de trabalho, uma equipe de um determinado departamento ou mesmo de toda a organização.

Se você está se perguntando se o Teams pode substituir o WhatsApp e outros mensageiros, a resposta é sim! Na verdade, o Teams é mais eficiente, pois, como ele faz parte da suíte de produtividade Office 365, sua integração com toda a suíte e com o Windows 10 é muito mais profunda do que em qualquer outro mensageiro. Além disso, ele funciona nos navegadores web, pode ser instalado como um aplicativo do Windows, iOS ou Android.

microsoft teams

Disponível também para Android

E vou mais adiante… com o Teams e suas equipes criadas de forma correta, dá até pra dispensar o Skype, pois, com o Teams, além do chat comum via mensagens de texto, é possível fazer chamadas de voz e de vídeo (individuais e em grupo) de maneira fácil e rápida. Ou seja, de fato ele é um hub completo para usar no dia a dia e sem misturar tudo.

E o Slack?

Este foi lançado em 2014 e possui mais de 10 milhões de usuários em mais de 150 países. Mais de 600.000 organizações usam suas ferramentas. O Slack funciona praticamente igual ao Teams. Vejam que a diferença de usuários de um para o outro já é de apenas 100.000 organizações em apenas 2 anos de lançamento.

slack

APP do Slack para o Windows 10 Desktop

A previsão é que o Teams ultrapasse o Slack em pouco anos, até porque a Microsoft tem abocanhado um mercado onde a penetração do Slack é baixa, que é o mercado das grandes corporações.

Pesquisas apontam que o “público-alvo” do Slack são empresas de pequeno e médio porte, enquanto que o do Teams tem alcançado o mercado dessas e das grandes corporações, tanto que já vimos que ele é usado por mais de 500.000 empresas no mundo inteiro, dentre as quais 91 são organizações que constam no top 500 da Fortune, ou seja, só empresas grandes e altamente rentáveis, o que favorece ainda mais a popularização do mensageiro da Microsoft.

Vale lembrar que a ideia da Microsoft com o Teams não é transformá-lo num concorrente do WhatsApp. Se isso acontecer será de forma muito natural, mas a ideia não é bem essa.

Fontes > QZ e Slack