Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Microsoft suspendeu as atualizações para os usuários do Windows 7 e Windows 8.1 com processadores Intel de 7ª geração (Kaby Lake) e AMD Ryzen de 7ª geração (Bristol Ridge) e Qualcomm 8996 ou mais recente. A empresa disse que não irá liberar novos drivers para as versões mais antigas do Windows para oferecer suporte a novo hardware.

A decisão faz sentido para a Microsoft. Windows 7 estreou em 2009, e Windows 8.1 foi lançado em 2013. Estes sistemas não foram feitos com a atual geração de processadores em mente e nos anos seguintes, a Microsoft mudou o foco desses sistemas operacionais mais antigos para o Windows 10.

O Windows 10 será a única plataforma do Windows com suporte aos próximos processadores ‘Kaby lake’ da Intel, ‘8996’ da Qualcomm e ‘Bristol Ridge’ da AMD.

Os usuários de Windows 7 e Windows 8.1 com os novos processadores que tentarem baixar atualizações através da ferramenta Windows Update, receberão duas mensagens. A primeira é simples:

“Hardware não suportado […] Seu PC usa um processador que não é suportado nesta versão do Windows e você não receberá atualizações.”

A segunda mensagem não é bastante clara:

O Windows não pode procurar novas atualizações ocorreu um erro durante a verificação de novas atualizações para o seu computador. Erro encontrado: código 80240037 Windows Update encontrou um erro desconhecido.

A Microsoft publicou um artigo de suporte para explicar a sua nova política:

“A empresa (naturalmente) aconselhou os usuários afetados por este problema, que atualizem o seu sistema operacional atual para o Windows 10.”

Se você planeja atualizar sua CPU ou comprar uma máquina nova que tenham algum desses novos processadores, Kaby Lake da Intel, Ryzen da AMD ou outro novo processador, entenda que você finalmente, terá que mudar para o Windows 10. Microsoft tem dito repetidamente que o Windows 10 será o único sistema operacional que suportará os novos processadores. E não parece fazer muito sentido comprar uma máquina nova ou atualizar o processador e continuar com versões antigas do sistema.

Por favor, note que o suporte para o processador de sexta geração , com Windows 7 e Windows 8.1 foi estendido até 2020 e 2023 respectivamente.

Então, se você é um usuário comum, não deve haver maiores motivos para continuar no Windows 7 ou 8.1, ou seja, atualize para Windows 10. Agora, caso sua empresa necessite ainda rodar estas versões, tenha em mente que novos processadores não terão mais suporte e será preciso fazer um planejamento para a troca dessas máquinas.

A Microsoft já lançou duas grandes atualizações para o Windows 10 e está lançando a terceira, a Windows 10 Creators Update, com previsão de entrega da Redstone 3, a quarta atualização, ainda este ano, no entanto, o suporte para Windows 7 e Windows 8.1 permanece, embora não mais como antes, ou seja, Windows 7 e 8.1 são cartas fora do baralho, atualize para o Windows 10.

Fonte: TomsHardware