Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft se juntou a Qualcomm e mais algumas outras empresas, como Dell, Lenovo e até a Intel, para anunciar o ambicioso plano de popularização das redes 5G de altíssima velocidades. O palco do encontro foi o Mobile World Congress 2019, ou apenas MWC2019, congresso mundial sobre tecnologia que está ocorrendo neste momento em Barcelona.

Qualcomm

Vários parceiros da Qualcomm juntos na MWC2019, inclusive um representante da Microsoft

Dentre algumas inovações a Qualcomm anunciou na MWC2019 seu mais novo modem comercial para redes 5G: o inovador Qualcomm Snapdragon X55 5G – a segunda geração dele. O produto amplia a liderança da empresa em 5G e 4G com uma solução abrangente de modem para antenas, dando suporte para os principais tipos e bandas de espectro.

O Snapdragon X55 é um modem multimodo de 7 nanômetros integrado com suporte para todas as principais bandas de frequência, seja mmWave ou sub-6 GHz. Ele foi projetado para permitir o compartilhamento dinâmico de espectro entre redes 4G e 5G, permitindo que as operadoras acelerem as implementações do novo padrão usando seus atuais recursos de espectro 4G para fornecer serviços 4G e 5G dinamicamente.

O modem é simplesmente incrível, pois, oferece velocidades de download de até 7 gigabits por segundo (Gbps) e velocidades de upload de 3 Gbps  em redes 5G. Já na categoria LTE/4G oferece velocidades de download de até 2,5 Gbps.

“A Qualcomm Technologies está liderando a primeira onda de lançamentos de 5G com nossa plataforma móvel 5G de primeira geração. Com uma evolução significativa nas capacidades e desempenho, o modem 5G comercial de segunda geração é um verdadeiro testemunho da maturidade e liderança da nossa tecnologia 5G. Esperamos que nossa plataforma 5G acelere o impulso comercial do 5G e potencialize virtualmente todos os lançamentos em 2019, ao mesmo tempo em que expande significativamente a área de lançamento  do 5G global ”, disse Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated.

O Snapdragon X55 é o primeiro modem anunciado a suportar tecnologia de rastreamento de envoltório de 100 MHz e ajuste de antena adaptável para 5G sub-6 GHz, projetado para conectividade com consumo eficiente de energia para a próxima geração de smartphones e dispositivos móveis.

A Microsoft, assim como as demais OEMs da Qualcomm, sem dúvida alguma tem bastante interesse na novidade, tanto com relação ao hardware, como também as possibilidades de uso da rede para propagar ainda mais a conectividade em alta velocidade e, consequentemente, os serviços em nuvem. Sendo assim, todos os envolvidos tem interesses em comum em torno de um lançamento assim.

Fonte > Qualcomm