Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Semana passada muitos usuários do Windows 10 Mobile ficaram surpresos ao receber uma grande atualização para o aplicativo nativo de Fotos do Windows 10 (versão 18011.13438.0). A atualização trouxe várias mudanças visuais e melhoramentos no acesso as funcionalidades, assim como novas ferramentas de edição. Ela ficou bem alinhada com a atual versão do App para Desktops com Windows 10, mas… foi só por um momento.

A Microsoft lançou uma nova atualização do App na Loja (v 2018.18011.13532.0) que reverteu a atualização anterior e “cancelou” a chegada das novidades no Mobile. O motivo? Simples: O Windows 10 Mobile ARM32 não é mais o foco e não deve receber mais novidades, então, de fato, o update foi liberado por engano, e como a atualização não havia sido otimizada para smartphones com Windows 10 ARM32, o resultado não foi satisfatório. Como não há mais investimento em novidades para essa versão do Windows 10, foi necessário reverter o App para a última versão mais estável para evitar problemas para os usuários.

Não há nenhuma surpresa em atitudes como essa. Já falamos aqui e nos comentários infinitas vezes que os dias do Windows 10 Mobile (Windows 10 ARM32) estão contatos e nenhuma novidade deve chegar para essa versão do Windows 10, mas o suporte oficial e atualizações de segurança continuarão até 2019, data oficial do fim do suporte ao Windows 10 ARM32.

Como também já falamos antes, não há motivos para Microsoft continuar investindo tempo e dinheiro em um software de 32 bits. Ninguém mais investe nisso, portanto, o foco agora é o Windows 10 ARM64 e o Windows 10 Pro. Então, que ninguém se iluda achando que seu Lumia durará muito mais tempo em termos de acesso a funcionalidades novas e aplicações mais atuais. Vários aplicativos importantes já não funcionam mais nessa versão, mas isso também já era esperado, então, quem sabe tenha chegado o momento de trocar de telefone, afinal, o último modelo oficialmente lançado para o público consumidor com Windows 10 Mobile foi o Lumia 950 e o 950 XL, em 2015, isto é, há quase 3 anos.

O ciclo foi obedecido, e como o tempo médio de troca de um smartphone é de 24 meses, os que precisam de aplicações mais atuais devem migrar para o Android ou iOS, já que NESTE MOMENTO não existem novos hardwares com Windows 10 Mobile focados em consumidores. Até existem modelos à venda, com o HP Elite X3 ou o Alcatel IDOL 4S, porém, o foco desses aparelhos é o mercado corporativo ou mesmo para quem é realmente um grande fãs da plataforma, mas fora eles, não existe outra alternativa. Quem quer usar o básico vai poder continuar com seu Windows Mobile por muito tempo ainda, contudo, que se tenha ciência das limitações da loja…

Mudar de telefone não implica em abandonar tudo que a Microsoft oferece, então, você pode continuar usando sua conta Microsoft, o Outlook, OneDrive, OneNote, Office, Calendário e vários outros apps que estão disponíveis na App Store e na Play Store. Sem falar no fato que muito provavelmente você usa o Windows em seu PC em casa ou no trabalho, então, como você já deve saber, o Windows 10 está apto para abraçar seu smartphone com Android ou iOS. Fazer parte do Microsoft Universe continua sendo bem simples…

Se você está se perguntando se nunca mais veremos o Windows 10 em um smartphone… tenha calma… muitas águas ainda vão rolar, não é o fim do mundo e sem dúvida o Windows 10 ainda tem muito a oferecer em dispositivos portáteis.

Fonte: Windows Central