Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Falamos sobre PWA ao menos 2 ou 3 vezes por semana, mas tenha calma, tudo que falamos é importante, inclusive não deixe de conferir nosso Guia Prático de como construir e distribuir seu PWA na Microsoft.

Hoje, a notícia também é muito importante. Agora pouco, durante a Build 2018, eles revelam um roteiro de como eles farão para melhorar ainda mais a experiência com os PWA no Windows.

A ideia é otimizar e melhorar os PWA por meio de aprimoramentos diversos no Service Worker. Para quem não sabe, sem o Service Worker os PWA não funcionam corretamente, pois, não funcionam off-line, não emitem notificações push, entre várias outras coisas. Enfim, sem esse serviço eles não são verdadeiros Progressive Web Apps.

Pensando nisso, a Microsoft buscará melhorar o Service Worker incorporado ao Edge, permitindo recursos como o Periodic Sync. Ela está tentando permitir que os PWA acessem as APIs do WinRT, compartilhe cookies e cache com o navegador da Web, o que significa que você pode manter um histórico e login consistentes entre a Web e o aplicativo da Web e permitir a instalação do PWA diretamente do navegador.

Outras características incluem novos modos de exibição – tela cheia e minimalista. Em tela cheia, a seta para trás do controle do navegador, a barra de avanço e atualização e a barra de URL ficarão ocultas e, no mínimo, ficarão visíveis.

Opção para instalar um PWA diretamente do navegador

A Microsoft também estará indexando PWAs automaticamente diretamente da web. Esses PWA serão aqueles que usam HTTPS, têm funcionalidade off-line e passem pela certificação de armazenamento.

O Bing irá vasculhar a web atrás de PWAs confiáveis e que atendam os requisitos mínimos da loja. Eles serão publicados automaticamente na Microsoft Store. Isso já começou a ser feito.

Desenvolvedores que por um motivo ou outro não desejem essa indexação automática, podem adicionar um Robot.txt informando ao Bing que não indexe seu PWA. Caso não tenha feito isso e seu PWA tenha sido publicado na loja de forma automática, é possível solicitar sua remoção enviando tal solicitação para o reportapp@microsoft.com. Mas, quem não vai querer estar na loja sem fazer qualquer esforço? Só se for algo da Google… no mínimo.

Ao que parece essa foi a maneira mais prática e mais rápida que a Microsoft encontrou para encher a Microsoft Store de aplicações que funcionam nos mais diversos dispositivos com Windows 10. Como os PWA são a próxima grande tendência do mercado de aplicações, sem dúvida eles já sabiam disso e começaram cedo os investimentos nessa modalidade de aplicação.

Fonte: Twitter