Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de suspender temporariamente a Atualização de Outubro do Windows 10 por conta de um bug que apagava arquivos pessoais dos usuários, a Microsoft voltou a distribuir a build 1809, mas por hora apenas para participantes do programa Windows Insider. A empresa garante que o erro foi corrigido.

Segundo a empresa, o problema foi causada por conta de uma linha de código dessa compilação que tinha como função apagar pastas de arquivos duplicadas que estivessem vazias, no entanto, até pastas com arquivos estavam indo no bolo e sendo delatas.

Isso ocorreu se o redirecionamento de pasta conhecida (KFR, Known Folder Redirection) foi habilitado anteriormente, mas os arquivos permanecem no local original da pasta “antiga”, em vez de serem movidos para o novo local redirecionado. KFR é o processo de redirecionar as pastas conhecidas do Windows, incluindo Desktop, Documentos, Imagens, Capturas de Tela, Vídeos, Rolo da Câmera, etc. do local da pasta padrão, c: \ users \ nome_do_usuário \ <nome da pasta>, para um novo local de pasta . No feedback anterior da atualização do Windows 10 de abril de 2018, os usuários com KFR relataram uma cópia extra e vazia das Pastas Conhecidas em seus dispositivos. Com base no feedback dos usuários, introduzimos um código na Atualização de outubro de 2018 para remover essas pastas conhecidas vazias e duplicadas. Essa alteração, combinada com outra alteração na sequência de construção da atualização, resultou na exclusão das localizações originais das pastas “antigas” e de seu conteúdo, deixando apenas a nova pasta “ativa” intacta”. Disse a nota oficial da empresa.

Investigamos totalmente essas questões e desenvolvemos soluções que resolvem todos esses três cenários, de forma que a localização da pasta antiga “original” e seu conteúdo permaneçam intactos” finalizou a empresa.

Ao contrário do que muita gente estava pensando, o problema não afetou tanta gente como se dizia por ai. Na verdade ele afetou cerca de 0,01% dos usuários do sistema, mesmo assim estamos falando de centenas de pessoas e a atitude mais coerentes era mesmo suspender a distribuição, que é o que foi feito, até porque esse número poderia crescer ainda mais caso a distribuição continuasse.

Como, por hora, a versão corrigida está disponível apenas para insider, a empresa espera que após alguns dias de testes será possível retomar a distribuição por completo, inclusive em modo público via Windows Update.

Solução para quem perdeu seus dados

Até que a solução seja liberada em modo público, a Microsoft recomenda não instalar a Atualização do Windows 10 de outubro de 2018 (por meio de ISOs e coisas do tipo). Aguarde o informe sobre a nova versão.

Caso você teve seus arquivos apagados depois da instalação da Atualização do Windows 10 de outubro de 2018, a Microsoft solicita que você entre em contato com a empresa. No Brasil, através dos telefones:
11 4706 0900
0800 761 7454

Ou contate o suporte: https://support.microsoft.com/pt-br/contactus/