Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pensado inicialmente para equipar um tal de Nokia McLaren, que posteriormente ganhou o nome de Lumia 1030, o 3D Touch da Microsoft nunca viu a luz do dia, tal como o Nokia McLaren. Depois de todo esse tempo pensávamos que a tal tecnologia tinha morrido junto com o protótipo da Nokia, mas não morreu.

Recentemente a Microsoft Research divulgou um pequeno vídeo onde a tecnologia vem sendo testada. O recurso exige um display self-capacitance, ou de alta capacitância para funcionar e pode abrir um leque de possibilidades para o S.O.

Pelo vídeo vemos que em muitos casos o usuário sequer precisa encostar o dedo na tela. Em outros casos vemos que o display é capaz de perceber diferentes níveis de pressão do dedo do usuário, algo semelhante como o Force Touch da Apple utilizado no iPhone 6S.

Na Microsoft Research o recurso é chamado de Pre-Touch Sensing, ou numa tradução aproximada para um melhor entendimento, sensoriamento de pré-toque, isto é, o display tenta prever o que o usuário deseja fazer antes mesmo dele tocar no display. Obviamente essa previsão sai de algo já pré-programado, como botões de ação semelhantes ao que vemos nas Live Tiles Interativas. A precisão do recurso é tamanha que ele pode identificar até mesmo pressões laterais feita na tela.

O leque de possibilidades é enorme. Agora só resta saber quando eles irão implementar isso em algum telefone, tablet ou Surface quem sabe…

Fontes: mspoweruser