Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Há muitos anos, quando o Windows Mobile era chamado de Windows Phone 7, a Microsoft lançou na Windows Store, na época Marketplace, um APP “oficial” do Youtube para o seu sistema. No começo de tudo a aplicação nada mais era do que um atalho para o site oficial do Youtube em forma de APP. Tempos depois a Microsoft criou uma aplicação impecável, como se fosse um cliente do serviço, esperando que a Google toma-se o APP para si, tal como fez o Facebook com a aplicação que era produzida pela Microsoft, mas na verdade a história tomou um rumo muito diferente do esperado pela Microsoft.

APP do Youtube criado pela Microsoft anos atrás

APP do Youtube criado pela Microsoft anos atrás

Para quem não lembra, na época a Google obrigou a Microsoft a retirar o APP da loja afirmando que ela havia “ferido” suas diretrizes e tal. A Microsoft se prontificou a fazer ajustes no APP, que inclusive permitia o download de vídeos e não continha publicidade alguma, mas, além de exigir que esses parâmetros fossem respeitados, espertamente a Google exigiu que o APP fosse criado em HTML5, o que para a época e até para os padrões atuais é algo demasiadamente complicado e demorado. Só para se ter uma ideia, nem os APPs do Youtube para o Android e iOS foram construídos em HTML5… Resultado, a Microsoft fez um downgrade em seu cliente Youtube e o deixou na loja funcionando como sempre foi, sendo apenas um atalho web para o site oficial do serviço.

A situação foi bem embaraçosa para Microsoft e muitos usuários ficaram indignados com a situação, que incrivelmente até hoje permanece inalterada, já que quase 6 anos depois de lançado a Google ainda se recusa a liberar seus aplicativos oficiais para o Windows Phone/Windows 10 Mobile. Atualmente na Windows Store existe apenas um APP oficial do Google, que é o do seu buscador, um APP tão simples que nem merece sua atenção.

Outro screen shot do APP do Youtube criado pela Microsoft anos atrás

Outro screen shot do APP do Youtube criado pela Microsoft anos atrás

Se isso é medo, rivalidade, cuidado, ou desprezo, não sabemos, só sabemos que é uma situação bem chata e que no final de tudo só prejudica os usuários. Tudo bem que hoje existem clientes bem interessantes para os principais serviços Google na Windows Store, porém, como todo mundo já sabe, aplicações oficiais mesmo não sendo as melhores opções, engrandecem a loja e ponto final. Ah, e essa aplicação do Youtube criada pela Microsoft não fará falta na Windows Store, já que ela não fazia nada mesmo…

Obg a todos que nos mandaram a dica 😉