Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft já pode ser considerada a rainha das patentes e ela sabe que isso dá um lucro danado. Basta ter o registro de algo muito útil que muita gente vai querer usar e terá que pagar por isso. Um bom exemplo de ganhos absurdos que a Microsoft recebe por suas patentes é com relação a todo e qualquer aparelho vendido com Android. Especula-se que Redmond ganhe entre 5 a 16 dólares só pelo uso de suas patentes por cada smartphone Android vendido no mundo. É muito dinheiro.

Agora, a Microsoft registrou uma patente que pode lhe render mais dinheiro… ou ela pode resolver usar isso em seus próprios devices.

A patente trata sobre a instalação de alto-falantes sob a tela de qualquer dispositivo. O speaker ficaria por trás da tela, eliminando a necessidade de um espaço físico dedicado a ele na frente do aparelho. Sabe aquele pequeno speaker que fica no alto da tela para que você possa ouvir o que as pessoas estão falando durante uma ligação? Bem, quando a nova patente da Microsoft se tornar algo “real” e “palpável” esse alto-falante funcionará por trás da tela e assim será eliminada a necessidade de um espaço físico dedicado a ele.

Como a onda do mercado agora são aparelhos que tentam oferecer uma tela ainda maior e com o mínimo de bordas, uma tecnologia como essa cairia como uma luva para oferecer um aparelho com um display que ocupe quase 100% da tela. Então, chega de entalhe…

Mas, como funcionaria essa tecnologia do alto-falante na tela?

A ideia é usar uma tela de OLED aliada a uma camada piezoelétrica que, com a vibração, emitirá o áudio. Essa mesma tecnologia poderá produzir uma resposta tátil, caso a mesma seja programada para isso, o que aumenta ainda mais suas possibilidade de uso.

Não é algo fácil de explicar, mas será essa camada piezoelétrica a responsável por transformar comandos em vibrações que por sua vez as transformam em um som audível aos nosso ouvidos. Tudo isso sem comprometer a vida útil do display.

Fonte: patentescope