Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Depois de um feriadão maravilhoso, infelizmente não começaremos a semana com boas notícias. A bomba é que a Microsoft reduziu o espaço de armazenamento gratuito no OneDrive de 15GB para apenas 5GB para todos os usuários, novos e existentes.

Onedrive microsoft

E não foi só isso… os planos de 100 e 200GB foram extintos, e em vez disso o usuário que quer ou precisa de um plano melhor, sem deixar de ser básico, terá que optar por um plano com menor capacidade de 50GB, que sai por U$ 1,99 por mês (usuários já registrados nos planos de 100 e 200GB continuarão com seus planos sem ônus). E sabe aquele lance de ganhar 15GB gratuito por habilitar o upload automático de fotos em seu Lumia? Também já era.

Tal atitude foi tomada com base em recentes acontecimentos envolvendo alguns usuários do Office 365, que desde o ano passado contavam com o armazenamento ilimitado no OneDrive, porém, muitos abusaram do benefício e chegaram a ocupar 75TB de dados por usuário, fazendo backup de coleção de filmes e de centenas de PCs. Bem, essa palavra “ilimitada” também foi banida do Onedrive. O limite agora é de 1TB por usuário assinante do Office 365. Eles ainda completaram dizendo:

Em vez de focar em cenários extremos de backup, queremos manter o foco em experiências de produtividade e colaboração que beneficiam a maioria dos usuários do OneDrive”, justificou a Microsoft.

Obviamente a atitude gerou revolta entre os usuários do serviço que alegam que todos não podem pagar pelo erro de alguns, o que é mais do que justo.

Agora usuários que usam uma conta gratuita no OneDrive contam com a mesma capacidade de alguns de seus concorrentes, como o iCloud da Apple. Ele ainda supera o Dropbox, que oferece apenas 2GB de espaço gratuito, mas deixa de concorrer pau a pau com o Google Drive que manteve seus 15GB gratuitos tal como antes. A tabela comparativa abaixo deve ser útil para você.

E agora, o que acontecerá com meus arquivos salvos no OneDrive? Todos terão até 12 meses para regularizar sua situação no serviço com base nos seguintes perfis:

  • Quem ficar acima do limite (gratuito ou pago) por mais de 3 meses, terá acesso aos seus arquivos por mais 9 meses. Você poderá vê-los e baixá-los, mas não poderá adicionar conteúdo novo.
  • Passado esses 9 meses, com o limite ainda estourado, sua conta será bloqueada. Isso significa que você não poderá acessar o conteúdo do seu OneDrive até tomar uma ação, como assinar um plano com espaço extra, por exemplo.
  • Passado o prazo de 12 meses sem ter tomado nenhuma ação, seu conteúdo podeeá ser excluído definitivamente.

As novas regras começam a valer em 2016.

Fontes: Gizmodo e Onedrive Blog