Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Existem diversas brincadeiras e memes na web que visam “trolar” o Microsoft Edge ao dizer que ele serve apenas como um caminho para as pessoas instalarem o Google Chrome em PCs com Windows 10. Tem gente que chama o Edge de “Instalador do Chrome”.

Bem… parece que a brincadeira na vida real está incomodando a Microsoft já que como na maioria das brincadeira, há um fundo de verdade aqui.

Mesmo já tendo mais de 3 anos de lançado, segundo um levantamento do pessoal da NetMarketShare, apenas 4,32% dos usuários utilizam o Edge no Windows 10. Todos os demais usam outros browsers, com a esmagadora maioria usando o Chrome.

A Microsoft quer saber porque as pessoas estão escolhendo o Chrome ao invés do Edge

Para responder essa pergunta a empresa começou a liberar uma rápida pesquisa em forma de um pop-up que aparece quando o usuários configura o Chrome como navegador padrão do Windows. A mensagem aparece mais ou menos assim:

A pesquisa é acessada por meio do link “É provável que você recomende o Google Chrome a algum amigo ou colega?”

Com uma pergunta bem instigante a Microsoft foi esperta e não perguntou coisas como: “Porque você não usa o Egde ao invés do Chrome?” ou qualquer coisa semelhante. Foi direto ao ponto perguntando porque as pessoas usam o Chrome e se o indicam a outras pessoas.

O “pulo do gato” está no fato de que as perguntas da enquete tentam entender o porquê da preferência pelo browser do Google, o que sem dúvida alguma facilitará o entendimento do porquê as pessoas deixam o Edge de lado, mesmo estando no Windows 10 e sabendo que ele é navegador padrão e integrado ao sistema.

Tempos atrás a Microsoft testou um recurso que tentava ajudar na adesão ao seu navegador, mas a novidade foi barrada ainda dentro das builds insiders. Lembra?

Esse aviso em forma pop-up surgia sempre que o usuário tentava instalar um browser diferente do Microsoft Edge. Não havia um claro impedimento. Ele funcionava apenas como um lembrete, porém, até os insiders rejeitaram a ideia e nas atuais compilações esse aviso não existe mais.

O que a MS ainda manteve foi avisos aleatórios que tentam mostrar em que o Edge é superior aos demais enfatizando suas qualidade, como por exemplo, o fato dele carregar as páginas mais rapidamente ou ainda dele ser o navegador web mais seguro do mercado. Pela cara nem isso está ajudando, então, isso explicaria a necessidade da pesquisa.

Faremos nossas própria pesquisa aqui no Windows Team… então, porque você prefere outros browsers (diga qual o seu predileto) ao invés do Edge? Use o sistema de comentários para publicar sua resposta.