Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Saya Nadella, atual CEO da Microsoft, é um visionário tal qual alguns de seus antecessores, com o próprio Bill Gates, fundador da empresa na qual hoje Nadella trabalha. Ele gosta de pensar anos a frente do nosso tempo. Foi por meio desse raciocínio que ele investiu bilhões em infraestrutura para serviços em Nuvem, como o Azure, por exemplo. Foi também do seu intelecto que saiu a ideia de transformar o Windows em um serviço e abandonar o velho modelo de negócio de vender Softwares empacotados. Ele promoveu até mesmo mudanças internas dentro da companhia que, segundo fontes, transformaram a empresa de dentro pra fora. 

Agora, em mais um dos seus planos futurista, Nadella deseja que todos nós passemos a usar a Cortana para muito além do ambiente Windows. A ideia é que possamos usar a assistente virtual não só em nossos PCs com Windows, como também em nossos smartphones com Android ou iOS, em nossos carros, dispositivos IoT de uma forma em geral. Poderíamos inserir aqui também os alto-falantes inteligentes, como o Google Home ou o Apple HomePod ou ainda o Invoke, da  Harmon Kardon. Esse último funciona justamente por meio da Cortana.

Invoke da Harman Kardon – um dispositivo habilitato com Cortana – um dos poucos

Nadella deseja tornar Cortana quase que onipresente. Ela poderia ser uma ponte entre você e seus dispositivos e ter como principal forma de interação sua voz. O vídeo abaixo descreve bem seu plano.

Tudo é maravilhoso, perfeito, viável e a infraestrutura para fazer tudo isso funcionar até já existe, porém, nem tudo é perfeito…

Segundo Wener Goertz, do Gartner, se pegarmos exemplos como o termostato GLAS, projeto que está em estado perpétuo de preparação de pré-encomenda, os carros inteligentes com a Cortana que ainda sequer foram lançados, o Invoke, que mal saiu do solo americano, e ainda pegar os problemas com os desenvolvedores, que também não estão criando aplicativos que fazem uso da Cortana, temos uma plataforma com poucos usuários e poucos projetos de desenvolvedores e que ainda precisa enfrentar os fantasmas do Windows Phone, sua plataforma genitora.

Cortana no iOS

Por fim, Nadella precisa urgentemente expandir o portfólio de idiomas de Cortana o quanto antes. Um bom exemplo disso é que Cortana entende bem nosso PT-BR no Windows, mas não nos entende no Android, onde só reconhece comandos em inglês. Inclusive o Wall Street Journal observa que, enquanto mais de 148 milhões de pessoas usam a Cortana mensalmente, apenas algumas delas se envolvem ativamente com ela, preferindo usá-la essencialmente como uma versão simplificada da busca do Windows.

Tudo isso nos faz pensar que Nadella precisa trabalhar mais em seu plano se quiser mesmo que ele tenha êxito.

Fonte: Wall Street Journal