Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Com fãs até dentro da Microsoft, e inclua na lista o próprio Joe Belfiore, o desenvolvedor Rudy Huyn já foi chamado até de herói pelos usuários do Windows Phone. Sua fama vem do fato do Rudy ter criado diversos aplicativos alternativos ao de grandes serviços, como o Instagram, Vine, Tinder, entre outros, que por vezes não tinham, ou não tem, apps oficiais para o Windows Phone. Hoje vamos conhecer um pouco mais da vida desse grande artista da programação.

Rudy Huyn developer windows phone

O chamamos de artista por que foi assim que ele mesmo se autodesignou durante uma entrevista concedida a Microsoft para o quadro “Microsoft/Stories/People”, ao se comparar ao seu avô, que era pintor. A única diferença, disse ele, “… é que eu não tenho pincéis, nem um papel em branco. Tenho apenas meu PC, minha página, e eu crio algo a partir disso”.

Rudy tem 31 anos de idade é mora numa cidadezinha chamada Renner, que fica localizada na costa oeste da França, na Bretanha. Sua carreira começou logo depois de receber seu diploma no Institut National des Sciences Appliquées of Rennes, quando passou a trabalhar com softwares para TVs set-top boxes.

Rudy Huyn Developer windows phone_2

Depois de algum tempo trabalhando com esses softwares, Rudy ficou um pouco entediado e começou a buscar por novas oportunidades, e essas poderiam estar em algo de que ele gostasse. Sua paixão na época estava em algumas aplicações para iOS e Android, mas ele queria algo diferente, e o estopim para mudança foi o lançamento do Windows Phone software development kit, ou apenas SDK.

Rapidamente ele criou o seu primeiro app para o Windows Phone chamado de Fuse. A princípio ele não queria liberar o app para o público em geral e o guardou para si. Só depois que ele resolveu fazer o teste e lançou o app na Windows Phone Store. Ele só não esperava que iria obter tantos feedbacks positivos. Foram esses comentários positivos que o fizeram partir para o seu segundo projeto para a plataforma, que foi o TVShow, app que foi criado em apenas 30h e é sucesso até hoje na loja.

A regra da automotivação do Rudy é simples: “Acabei criando aplicativos que gosto e quero usar”. Essa sem dúvida foi a motivação dele para criar clientes como o 6tag (Instagram), 6sec (Vine) e outros da já conhecida seria de apps do Rudy antecedidas pelo “6”.

As aplicações do Rudy são consideradas até mesmo melhores que muitos apps oficiais, como é o caso do 6tag, em comparação com o Instagram oficial. Talento esse reconhecido pelo Joe Belfiore, que falou o seguinte sobre o Rudy: “Rudy mostrou essa capacidade de fazer engenharia reversa, enquanto também é muito bom com seu design elegante…Essa combinação é rara”.

Hoje Rudy trabalha de forma independente e tem uma empresa, a 6studio, que conta com apenas um funcionário, ele mesmo. Seus apps já foram baixado mais de 16 milhões de vezes. “A única coisa que me excita é ajudar a Microsoft a fazer do Windows Phone uma grande plataforma”, finalizou ele.

Rudy Huyn developer windows phone app

Fontes: Microsoft News