Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma nova patente registrada pela Microsoft trata de uma entrada para fones de ouvido muito semelhante a atual de P2 de 3,5mm, porém, que ocuparia bem menos espaço no dispositivo do que o padrão atual.

A ideia da patente é um conector P2 que consegue se expandir. Sem o fone, ele fica nivelado com a traseira do aparelho, mas com o plugue encaixado, a entrada se expandiria para acomodá-lo. É uma solução semelhante a utilizada em alguns Notebook mais finos para acomodar a porta LAN. Com isso a mudança seria no dispositivo e não no plugue do fone, que poderia se manter com seus 3,5mm e todo e qualquer fone antigo deste padrão continuaria funcionando perfeitamente no novo aparelho.

No caso da ideia da Microsoft, apenas um dos lados teria os pontos elétricos de contato para se conectar ao fone. A proposta da patente se aplicaria em três casos diferentes:

1 – Usar uma membrana flexível e macia;

2 – Usar um material plissado mais rígido que pode se expandir;

3 – Expandir os dois lados do conector para dar espaço ao plugue

Veja que não é algo do outro mundo, mas, a questão é: será que empresas como Apple, Samsung e outras que já começaram a adotar novos padrões aceitariam a novidade? Voltariam a aceitar o antigo padrão de fones de ouvido? Muita gente ficaria feliz com a adoção dessa entrada pelo fato de ser algo que manteria o padrão mais versátil do mercado.

Fonte: tecnoblog e USTPO