Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Todo mundo já sabe que a Microsoft tomou uma de suas piores decisões quanto a seus dispositivos móveis ao determinar que nenhum modelo com 512MB de memória RAM não receberiam a versão final e estável do Windows 10 Mobile, mas isso pode mudar ao menos para um modelo em específico: o Lumia 635 brasileiro.

O modelo em questão fez muito sucesso entre os usuários brasileiros por oferecer conectividade 4G por um preço super acessível. O aparelho é idêntico ao Lumia 630, exceto por contar com esse tipo de recurso extra.

O problema com relação a esse aparelho foi que todo o seu material de marketing, inclusive sua página no site oficial da Microsoft (veja a seguir ou clique aqui) afirma que o aparelho será atualizado para o Windows 10 Mobile assim que o update estiver disponível, porém, como todos já sabem, o update chegou e o Lumia 635 brasileiro, que tem apenas 512MB de memória RAM, não pode ser atualizado.

Lumia 635 windows 10 mobile atualização processo

Fora do Brasil o Lumia 635 LTE é vendido com 1GB de memória RAM, o que o tornou elegível ao update e muita gente pelo mundo a fora já está com seu aparelho atualizado, contudo, nosso modelo em especial não.

Outro aparelho que vendeu muito bem e que passa pelo mesmo processo é o BLU Win Jr LTE, que foi amplamente promovido como sendo um aparelho elegível ao upgrade para o Windows 10 Mobile, mas no final não era. Veja o anúncio abaixo:

BLU Win JR Windows 10 Mobile

Esse anúncio do BLU Win JR LTE foi editado recentemente

Depois que questionadas sobre esse assunto, a BLU e a Microsoft atualizam essa informação em seus site. Na verdade eles retiraram essa informação do site.

Agora, com base no Art.37 do Código de Defesa do Consumidor, a Microsoft pode ser obrigada a liberar o udpate na marra. O artigo em questão afirma:

“É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.”

Isto é, como o site da empresa até hoje (veja aqui) ainda mostra que o aparelho é compatível com o update, por Lei, ela tem que liberar o upgrade para ele. Claro que ele pode alegar que a atualização pode prejudicar o dispositivo por oferecer uma experiência pouco satisfatória, mas o caso é que direito do consumidor exigir o update se assim desejar.

Segundo o pessoal do meu-smartphone, a assessoria de imprensa da Microsoft já teria confirmado que o dispositivo em questão será sim atualizado, conforme informa o site oficial da empresa. Veja a atualização abaixo:

[Atualizado] Em contato conosco a assessoria de imprensa da Microsoft DESMENTE a informação de que enviou tal nota ao  meu-smartphone e reafirma que o oficial é que foi divulgado no blog oficial do Windows da Microsoft EUA. Veja aqui.

Com relação aos outros modelos, como os Lumias 720, 820, 920, 1020, 925, 1320, etc, a promessa de upgrade sempre veio por meio de funcionários e perfis em redes sociais da empresa. Até mesmo durante o evento de apresentação do Windows 10 em janeiro de 2015 Terry Myerson afirmou que todos os modelos seriama atualizados, no entanto, Gabriel Aul comentou recentemente que isso era o que a empresa desejava, contudo, que decisões difíceis precisaram ser tomadas.

Caso o Lumia 635 brasileiro realmente seja atualizado a MS sem dúvida vai encarrar mais um problema chamado “precedente”, pois, como o Lumia 635 é idêntico ao Lumia 630 em praticamente tudo, muitos podem começar a questionar porque o irmão dele não pode ganhar o update também. Complicado…

Este é o Lumia 635 brasileiro com 4G

Fontes: tecstudio e Assessoria de imprensa da Microsoft Brasil