Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já consideramos o preço do Xbox One S (atualmente tabelado em U$ 299) nos EUA extremamente baixo diante das várias camadas de entretenimento que o console de jogos da Microsoft proporciona, agora, imagine se esse preço caísse para menos de U$ 200? De acordo com fontes do pessoal do thurrott, tal possibilidade existe e pode chegar no começo do próximo ano ao mercado americano e, quem sabe, no mercado brasileiro posteriormente.

Um novo Xbox One

Para quem pensou que estávamos falando na queda de preço da atual versão do Xbox One S, não é sobre isso que o rumor trata. Na verdade, existem informações que convergem para o lançamento de uma nova versão do Xbox One. Uma versão sem a entrada padrão de discos blu-ray. Por não possuir uma entrada para discos, essa versão do console só rodaria jogos contidos em mídias digitais.

O novo Xbox não faria parte do projeto em torno dos dispositivos conhecidos como Scarlett, que seriam uma nova geração de consoles previstos para chegar apenas 2020. Ele seria apenas uma versão “simplificada” do Xbox One voltada para um novo tipo de usuário, que é aquele que praticamente nunca compra uma mídia física.

Perderia todo o meu acervo de mídias físicas?

Resultado de imagem para xbox one games discs

Diferente das mídias digitais, as mídias físicas sofrem de desgaste com o tempo e podem se tornar inutilizáveis, em compensação, as mídias digitais não podem ser vendidas ou trocadas e existe um enorme comercio informal em torno desse tipo de transação

A resposta é não! Já pensando que milhares de jogadores que quisessem comprar a nova versão do console desistiriam no primeiro momento que descobrissem que sua atual biblioteca de mídias físicas seria inútil, a Microsoft já teria planos para resolver essa questão.

A solução para essa questão seria um programa chamado “disco para digital” por meio do qual donos de mídias físicas de jogos para o Xbox One, poderiam ir até lojas do varejo (como uma Microsoft Store, por exemplo) e trocar seus discos por códigos digitais do mesmo título. Problema resolvido.

Sobre o poder de processamento do novo console, acreditamos que ele seria nada mais do que uma versão “simplificada” do Xbox One S, muito embora de simplificado ele não tenha nada, pois, a retirada do leitor de blue-ray seria apenas uma otimização visando um público novo e, logicamente, o corte no custo do console, consequentemente, a diminuição do seu preço para o consumidor final.

Também não há dúvida que esse console será uma tentativa da Microsoft de promover uma mudança de cultura dos jogadores. Imagino que haverá uma promoção para comprar o console junto com uma assinatura do Xbox Game Pass e Xbox Live Gold, que são justamente os dois principais veículos de distribuição de jogos para o Xbox One atualmente.

Como hoje no Brasil vemos o Xbox One S sendo vendido por algo perto dos R$ 1200 em diversas lojas do varejo, não é exagero sonhar com um Xbox One sem leitor de discos sendo vendido por aqui por menos de R$ 1000. Quem sabe…

Além da novidade que descrevemos acima, a Microsoft pode estar pronta para lançar uma versão otimizada do atual Xbox One S. Não cremos que mude muita coisa. No máximo pode mudar o design e o console ganhe uma melhoria aqui e outra ali, mas nada que o traga para mais perto do poder do Xbox One X. Até porque a Microsoft deve manter essa clara divisão dentro da sua linha de console.