Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Essa semana falamos sobre um rumor de que a Microsoft estaria interessada em comprar a plataforma de hospedagem de códigos diversos, a GitHub, mas parece que o rumor não era verdadeiro… verdadeiro no sentido de que a Microsoft não estaria interessada em compra, ela já teria comprado. Ao menos é o que afirmam os novos relatórios publicados pelo pessoal da Bloomberg.

O anúncio pode ser feito ainda nessa segunda-feira, dia 04 e junho, porém, não vamos cantar vitória antes do tempo. Melhor esperar o anúncio oficial.

Como já explicamos antes, a GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo. A GitHub é amplamente utilizada por programadores para divulgação de seus trabalhos ou para que outros programadores contribuam com o projeto, além de promover fácil comunicação através de recursos que relatam problemas ou mesclam repositórios remotos. Há dois anos a empresa por trás da plataforma foi avaliada em mais de 2 bilhões de dólares, no entanto, não se sabe o valor pelo qual o negócio foi fechado. Se é que já foi fechado mesmo… 

Ver a imagem de origem

Esta não seria a primeira grande aquisição da Microsoft no segmentos dos softwares livres (open Source). Desde o começo de sua gestão que o indiano Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, vem investindo nesse segmento. Ele tem promovido uma abertura na empresa nunca antes imaginada por qualquer entusiasta ou fã da Microsoft.

Sob a tutela do indiano a Microsoft a Microsoft já adquiriu a Novell, para fortalecer o desenvolvimento de aplicativos móveis, fez uma grande parceria com a Canonial o Ubuntun para dentro da Microsoft Store e, por fim, ao Windows 10. Além disso, o motor do Microsoft Edge conta com suporte ao JavaScript sem falar no fato de que a empresa trouxe até o SQL Server para o Linux.

Estamos falando de uma nova Microsoft, muito mais aberta ao mundo e cheia de novidade. A aquisição da GitHub enquanto empresa e plataforma será mais um grande passo rumo esse novo mundo.